domingo, 17 de julho de 2011

«NORTHERN LIGHT»


‘Clipper’ norte-americano, construído em 1851 (segundo um projecto do arquitecto naval Samuel H. Pook) nos estaleiros Briggs Brothers, de Boston. O «Northern Light» foi um dos navios mais rápidos do seu tipo e do seu tempo. Deslocava 1 021 toneladas, tinha 3 mastros e media 55 metros de comprimento por 11 metros de boca. A sua primeira proeza desportiva ocorreu em 1853, quando o veleiro percorreu -sob as ordens do capitão Hatch Freeman- a distância separando as cidades de San Francisco (Califórnia) e Boston, com passagem pelo temível cabo Horn, em, apenas, 76 dias e 6 horas. Este recorde ainda permanece de pé para navios de casco único. Durante essa sua façanhosa viagem, o «Northern Light» (nome que faz referência à aurora boreal) mediu-se directamente com um outro conhecido navio da época, o «Contest», que saíra da Cidade da Porta Dourada antes dele e que foi alcançado e ultrapassado no dobrar do Horn, agitada zona de confluência do Pacífico com o Atlântico. O «Northern Light» navegou, igualmente, para outros destinos com passageiros e carga diversa. Assim, em 1861, fez a sua primeira viagem transatlântica, ligando a costa leste dos Estados Unidos à cidade do Havre, em França. No regresso, iniciado naquele porto normando em data de 25 de Dezembro do mesmo ano, o ‘clipper’ norte-americano entrou em colisão (no dia 2 de Janeiro de 1862) com o «Nouveau Saint Jacques», um brigue francês, e sofreu avarias irreparáveis. A sua equipagem optou por abandoná-lo e recorrer às baleeiras de bordo para se salvar. O «Northern Light», deixado à deriva, acabou por não resistir à fúria das águas e ventos do oceano Atlântico e afundou-se. Curiosidade : o tal recorde estabelecido por este ‘clipper’ entre Frisco e Boston em 1853, só foi derrubado em 1993 (140 anos mais tarde !) pelo multicasco de competição «Great Americam II», um veleiro de 16 metros de comprimento, dotado com moderna tecnologia, que compreendia velas fabricadas com fibras sintéticas (quase indestrutíveis), aparelhagem de previsão meteorológica, sistema GPS, etc. Além disso e contrariamente ao «Northern Light», o navio moderno viajou sem carga.

Sem comentários:

Enviar um comentário