sexta-feira, 8 de julho de 2011

«ALBERTO DODERO»


Navio transatlântico pertencente à Compañia Argentina de Navegación Dodero, sedeada em Buenos Aires. Irmão gémeo do «Yapeyu» e do «Maipu», o «Alberto Dodero» (lançado à água em 1951) foi, tal como estes paquetes, construído pelo estaleiro naval N.V. Koninklijke Maats De Schelde, situado em Vlissingen, nos Países Baixos. Deslocava 11 520 toneladas e media 160 metros de comprimento por 19,50 metros de boca. Navegava graças à potência desenvolvida por 2 máquinas diesel, força capaz de lhe imprimir uma velocidade máxima de 17 nós. Tinha uma tripulação de 158 membros e foi concebido para receber 730 passageiros, 13 dos quais podiam optar pelo serviço de 1ª classe. Durante três décadas transportou da Europa para a América do sul (Brasil, Uruguai e Argentina) muitos milhares de emigrantes fugidos à crise da Europa do pós-guerra e desejosos de encontrar uma nova oportunidade nos países ricos do outro lado do oceano. Em 1955, o «Alberto Dodero» passou a operar com as cores da FANU, consórcio resultante de uma fusão de empresas de navegação, entre as quais se encontrava a sua primeira casa armadora. Com a crise do transporte de passageiros por via marítima (devido à imparável concorrência da aviação comercial), o navio foi vendido, em 1968, aos Transportes Oceánicos S.A., especializada no transporte de carnes, e passou a levar (com o novo nome de «Cormorán») gado da Argentina para a Europa. Isto, naturalmente, depois de ter sofrido substanciais transformações. Na sua nova qualidade de ‘cattle carrier’, o ex-«Alberto Dodero» ainda fez, com pavilhão da Argentina, viagens para a África. Mas como o negócio não se revelou rentável, o antigo transatlântico foi vendido, em 1974, a um armador de Singapura. Em 1980 o navio foi comprado por um homem de negócios árabe (o saudita Ahmed Awad Etaiwi), que o adaptou ao transporte de aves e o utilizou (com o derradeiro nome de «Etaiwi») nas rotas comerciais do Próximo Oriente. Obsoleto, o antigo paquete sul-americano foi desmantelado pela firma Bysing Steel Cº em 1985, num estaleiro de Kaohsiung (Taiwan).

Sem comentários:

Enviar um comentário