quinta-feira, 7 de julho de 2011

«ERZHERZOG FERDINAND MAX»


Vaso de guerra da armada austro-húngara lançado à água em 1905. Pertencia à classe ‘Erzherzog Karl’. Deslocava 10 472 toneladas e media 126,20 metros de comprimento por 21,80 metros de boca. O seu sistema propulsor compreendia máquinas a vapor de tripla expansão (desenvolvendo uma potência global de 18 000 IHP) e 2 hélices, que lhe conferiam uma velocidade de 20,5 nós. Este cruzador blindado estava armado com dezenas de armas convencionais de vários calibres (essencialmente produzidas pelas fábricas Skoda) e com 2 tubos lança-torpedos. A sua guarnição era de 700 homens. Quando rebentou a Grande Guerra, este cruzador estava estacionado no porto de Pula (hoje na Croácia) e foi utilizado como navio-escolta no Mediterrâneo. Mas o seu baptismo de fogo ocorreu, realmente, em fins de Maio de 1915, quando participou no bombardeio da cidade italiana de Âncona. O «Erzherzog Ferdinand Max» foi uma das unidades da marinha austro-húngara utilizada na repressão de motins ocorridos (em 1918) em vários navios da esquadra imperial fundeados em Cattaro. A sua derradeira acção de guerra consistiu num ataque frustrado ao porto de Otranto (Itália), tendo o «Erzherzog Ferdinand Max» retirado do campo de batalha após o soçobro do desditoso «Szent Istvan». Após o armistício, o navio foi confiscado pela marinha britânica, que o mandou desmantelar em 1921.

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