terça-feira, 26 de abril de 2011

«LIMA»


Contratorpedeiro da Armada Portuguesa, onde serviu de 1934 até 1965, ano durante o qual foi riscado da lista de unidades do activo. O «Lima» (D333), que pertencia à classe ‘Vouga’, foi construído nos famosos estaleiros Yarrow, de Glásgua, na Escócia, entre 1931e 1933. Em 1938 esteve nos portos do Ferrol, Corunha, Vigo, Santander e Bilbau, com a missão de evacuar todos os portugueses interessados em deixar Espanha já em plena guerra civil. E, durante o tempo que durou o segundo conflito generalizado, o «Lima» operou no mar dos Açores, onde recolheu centenas náufragos de vários navios alvejados por submarinos alemães. Foi nessa época que ganhou celebridade mundial, por ter sofrido -no dia 30 de Janeiro de 1943- a inclinação (quase irreversível) de 67º, na sequência de medonho temporal. Depois da 2ª Guerra Mundial, o contratorpedeiro «Lima» participou em manobras militares, esteve em missões de soberania nas colónias lusas da Guiné e de Cabo Verde e fez parte das forças navais portuguesas que prestaram honras militares à rainha Isabel II de Inglaterra e ao imperador Hailé Selassié da Etiópia, que visitaram oficialmente o nosso país nos anos 50. Com a eclosão das guerras coloniais, o navio e a sua guarnição (184 homens) foram solicitados para prestar serviço na Guiné, onde cumpriram uma missão que se prolongou de Julho de 1964 até Agosto de 1965. Neste último ano o «Lima» regressou à base do Alfeite, sendo abatido do activo em 27 de Outubro. O «Lima» tinha 4 gémeos : o «Vouga», o «Tejo», o «Dão» e o «Douro». Estes navios deslocavam 1 563 toneladas, mediam 96,90 metros de comprimento por 9,30 metros de boca e tinham 3,30 metros de calado máximo. A potência das suas máquinas era de 33 000 cv e a sua velocidade de cruzeiro era de 18 nós (e máxima de 37 nós). O seu raio de acção era de 5 400 milhas náuticas. O armamento do «Lima» assim como o dos contratorpedeiros da sua classe era constituído por 4 peças de 120 mm, 3 AA de 40 mm, 8 tubos lança-torpedos de 503 mm, 2 morteiros e por dispositivos de lançamento de cargas de profundidade.

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