quarta-feira, 27 de abril de 2011

«CHEONAN»


Corveta da marinha de guerra sul-coreana pertencente à classe ‘Pohang’. Foi construída, em 1989, pelo estaleiro Hyundai Heavy Industries Cº, de Ulsan, na República da Coreia do Sul. Este navio deslocava 1 220 toneladas e media 88 metros e comprimento por 10 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por uma unidade CODOG, que lhe assegurava uma velocidade máxima de 32 nós e uma autonomia de 4 000 milhas náuticas. O seu armamento combinava baterias de mísseis (Boeing ‘Harpoon’) com peças de artilharia clássica (OTO ‘Melara’ de 76 mm e Breda de 40 mm), com tubos lança-torpedos e com cargas de profundidade. O «Cheonan» tinha uma guarnição de 104 marinheiros, oficiais incluídos. Destinada à patrulha costeira e à luta anti-submarina, a corveta «Cheonan» (que teve 23 ‘sister ships’) esteve implicada em vários incidentes com a armada norte-coreana, nomeadamente naquele que a História registou com o nome de Primeira Batalha de Yeonpyeong. No dia 26 de Março de 2010, quando o navio se encontrava em missão no mar Amarelo, no limite das águas territoriais da Coreia do Norte, ocorreu a bordo do «Cheonan» uma violenta explosão, que o partiu ao meio e o afundou rapidamente. Nesse desastre pereceram 46 tripulantes da corveta, sendo os demais resgatados por unidades da marinha de guerra sul-coreana e por navios dos E.U.A. operando na zona. A Coreia do Norte negou a sua responsabilidade no afundamento do navio dos seus vizinhos; mas restos de um torpedo fabricado pela sua indústria bélica foram identificados no local da tragédia e as culpas do soçobro do «Cheonan» foram imputadas à acção de um submarino do estado comunista. Disse o relatório final da comissão de inquérito, publicado em Setembro de 2010, que «o navio foi afundado pela onda de choque provocada pela explosão de um torpedo, que o não atingiu fisicamente». Por outro lado, o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou a agressão à corveta da armada de Séul, sem, todavia, identificar o atacante. Refira-se, ainda, que o navio «Cheonan» tinha uma vida operacional prevista até o ano de 2019.

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