segunda-feira, 7 de março de 2011
«VICTORIA AND ALBERT»
Lançado ao mar em 1899, este soberbo iate foi concebido para a família real britânica por ‘sir’ William White, que era, à época, engenheiro-chefe das construções da armada do Reino Unido. Parece que a rainha Vitória interpelou o Parlamento durante vários anos, até que conseguiu que este órgão de soberania mandasse realizar um navio, cujo luxo se equiparava ao dos iates utilizados pelo ‘kaiser’ e pelo czar e respectivas famílias. A soberana nunca pôde, no entanto, gozar das comodidades desta real embarcação, visto ter falecido sete meses antes do «Victoria and Albert» (terceiro do nome) ser dado como concluído. Construído nas instalações da Pembroke Dock, no País de Gales, o navio adornou aquando do seu primeiro contacto com o elemento líquido; incidente que resultou (apesar de ter sido ilibado de culpas) na renúncia do seu conceptor ao alto cargo que exercia na ‘Royal Navy. O navio apresentava 4 700 toneladas de arqueação bruta e media 116 metros de comprimento por 12,20 metros de boca. Serviu de transporte à família real aquando das visitas de cortesia que esta fez tanto no reino como no estrangeiro. Durante a 2ª Guerra Mundial, o HMY «Victoria and Albert» executou várias missões de importância secundária para a armada real. Foi o sucessor do HMY «Enchanteress» e o antecessor do HMY «Britannia». Foi desmantelado em 1954 num estaleiro especializado de Faslane, na Escócia.
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