quarta-feira, 16 de março de 2011

«ESPERANTO»


Escuna de pesca registada no porto de Gloucester, no estado norte-americano de Massachusetts. Construído em 1906 pela empresa de construção naval de James Tarr, da cidade de Essex (segundo desenho do bostoniano Thomas McManus), este belíssimo veleiro de 140 toneladas ganhou fama pelas suas qualidades náuticas e pelas suas proezas desportivas. Enquanto navio de trabalho, participou nas duras campanhas de pesca ao bacalhau (mas não só) nos Grandes Bancos da Terra Nova e noutras áreas inóspitas do Atlântico norte. «O «Esperanto» media 33 metros de comprimento por 7,60 metros de boca. Participou em várias regatas internacionais reservadas a navios de pesca do seu tipo, vencendo todas elas. O seu capitão foi Martin L. Welsh, reputado lobo de mar oriundo da cidade de Digby, na Nova Escócia (Canadá). Uma das vitórias mais brilhantes do «Esperanto», de Welsh e da sua equipagem foi conquistada, em 1 de Novembro de 1920, numa final da ‘Fishing Internacional Race’ disputada contra a escuna «Delawana», de bandeira canadiana. O resultado desta regata custou tanto aos vencidos, que estes decidiram empreender a realização de uma escuna capaz de vencer todas as provas em que participasse. Foi, nestas circunstâncias, que apareceu um dos veleiros mais rápidos e mais famosos de sempre : o «Bluenose». Que já não pôde competir com o «Esperanto», porque este soçobrou -a 30 de Maio de 1921- depois de ter abalroado os destroços semi-submersos do navio de passageiros «State of Virgínia» afundado em 1879 nas proximidades de Sable Island (Nova Escócia). A tripulação do malogrado «Esperanto» safou-se a bordo dos dóris que se encontravam a bordo da escuna e escapou, assim, ao desastre que causou a perda do seu navio.

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