terça-feira, 15 de março de 2011
«OKTYABRKAYA REVOLUTSIYA»
Couraçado da armada da U.R.S.S. construído em São Petersburgo pelo Arsenal do Almirantado. Foi feito nos tempos da Rússia Imperial (em 1911), servindo na armada de Nicolau II, até à eclosão da revolução soviética de 1917, tendo usado, até então, o nome de «Gangut». Era um navio de 23 600 toneladas de deslocamento, que media 184 metros de comprimento por 26 metros de boca. A sua propulsão era (inicialmente) assegurada por um grupo de máquinas a vapor que desenvolvia (em 1911) uma potência global de 42 000 cv. A sua velocidade máxima ultrapassava os 23 nós. Fortemente blindado, o futuro «Octyabrkaya Revolutsiya» (nome que se traduz na nossa língua por ‘Revolução de Outubro’), tinha como armamento principal 12 canhões de 305 mm e 10 de 120 mm, para além de 4 tubos lança-torpedos de 450 mm. A sua guarnição era constituída por 1 220 homens. No seu historial, enquanto navio imperial, consta que participou (vitoriosamente), em 1915, na batalha do golfo de Riga contra uma esquadra alemã. E também que, nesse mesmo ano, foi palco de um motim, que os seus oficiais não ousaram castigar com a severidade habitual. Em 1918, a guarnição do ainda «Gangut» aceitou as instruções de Lenine para abandonar o combate e dirigir-se para Kronstadt, onde o navio deveria participar na defesa da recém-fundada União Soviética. Em plena guerra civil, diante da ameaça dos brancos (anticomunistas) o navio foi voluntariamente afundado -em 3 de Maio de 1919- na foz do Neva, para mais facilmente assegurar, com a sua poderosa artilharia, a protecção da cidade de Leninegrado, a ex-São Petersburgo. Reemergido, o couraçado foi colocado numa lista de navios que deveriam receber importantes reestruturações. Essa modernização só ocorreu, no entanto, em 1925, ano em que recebeu o seu derradeiro nome. Nova intervenção no navio teve lugar entre 1931 e 1934. A natureza dos trabalhos então efectuados no velho couraçado elevou o seu deslocamento para 26 700 toneladas; viu a substituição das suas máquinas a vapor por engenhos a ‘mazout’, passando a potência do seu sistema motor para 61 000 cv. O navio recebeu também, nessa altura, um moderno sistema de transmissões rádio. Em Dezembro de 1939, o «Revolução de Outubro» participou na chamada Guerra de Inverno contra a Finlândia, atacando, com o seu poder de fogo, a linha Mannerheim. Depois do ataque dos hitlerianos à União Soviética (em 1941) o navio fez parte integrante da defesa de Leninegrado, lutando, simultaneamente, contra a marinha de guerra inimiga, contra o exército nazi e, mercê do seu novo armamento antiaéreo, contra a poderosa ‘Luftwaffe’; que, durante os raides de 21 e 27 de Setembro de 1941, lhe infligiu sérias avarias. A resistência do navio e a coragem da sua guarnição valeram ao veterano vaso de guerra a Ordem da Bandeira Vermelha. Depois da vitória da U.R.S.S. (e dos Aliados), o navio foi restaurado e manteve-se em Leninegrado, onde serviu -até 1954- como escola de marinhagem da armada vermelha. Em 1956, o couraçado foi desactivado e, em 1959, após 48 anos de vida, foi desmantelado. As suas âncoras e algumas das suas peças AA foram conservadas e decoram, hoje, um parque da cidade de Kronstadt.
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