sexta-feira, 4 de março de 2011
«DUQUESNE»
Cruzador pesado francês de 12 200 toneladas de deslocamento, construído em 1925 pelo arsenal de Brest. Media 191 metros de comprimento por 19 metros de boca. O «Duquesne» (nome de um almirante francês do século XVII, natural de Dieppe) foi cabeça de série de uma classe que compreendeu mais um outro navio : o «Tourville». Estava insuficientemente blindado, mas dispunha de forte armamento (8 canhões de 203 mm e 14 peças AA, para além de 12 tubos lança-torpedos de 550 mm) e era muito rápido, já que a sua velocidade máxima se aproximava dos 34 nós. Este navio, que gozava da reputação de possuir grandes qualidades náuticas, chegou a dispor de 4 hidroaviões. Tinha um raio de acção de 4 500 milhas com velocidade estabilizada a 15 nós. A sua guarnição era composta por 600 homens, para além do corpo de oficiais. O «Duquesne» que, quando rebentou a 2ª Guerra Mundial se encontrava em Alexandria (Egipto) pouco participou no conflito generalizado. Sofreu uma grande transformação em 1944, ano em que lhe foi retirado o seu dispositivo aéreo. Ainda foi utilizado (antes do armistício de 8 de Maio de 1945) para submeter bolsas de resistência alemãs, bombardeando, entre outras, as posições inimigas situadas de ambas as partes da foz do rio Gironda. Em 1947, passou alguns meses na Indochina, onde deu apoio às forças terrestres francesas que, na região do golfo de Tonkin, tentavam opor-se à rebelião armada dos independentistas locais. Depois foi colocado na Argélia (em Arzew), onde serviu, até 1955, como aquartelamento e centro de instrução de operações anfíbias. O «Duquesne» foi desactivado e desmantelado em 1956.
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