quarta-feira, 16 de março de 2011

«STIRLING CASTLE»


Bonito paquete da companhia Union Castle Mail Steamship Cº, construído pelos estaleiros Harland and Wolff, de Belfast (Irlanda do norte), em 1935. O «Stirling Castle» efectuou a sua viagem inaugural no ano seguinte, realizando o percurso entre Southampton e Table Bay (África do Sul) no tempo record de 13 dias e 9 horas; ou seja, ganhando 1 dia e 10 horas à melhor ‘performance’ anterior, realizada em 1893 pelo SS «Scot». Mobilizado em 1939 pelas autoridades britânicas, por causa da guerra que, entretanto, estalara contra as potências do Eixo, o «Stirling Castle» foi transformado em transporte de tropas, assegurando essa função, sem precalços, até ao final do conflito mundial. Em 1946, o navio foi devolvido ao seu legítimo proprietário, que o restaurou e recolocou na linha comercial de África. Este navio deslocava 25 500 toneladas e media 221 metros de comprimento por 25 metros de boca. Estava equipado com 2 máquinas diesel e com 2 hélices. A sua velocidade máxima era de 20 nós. O paquete estava preparado para poder receber 783 passageiros em várias classes. Considerado obsoleto em meados dos anos 60 do século passado, quando já com 30 anos de vida, o «Stirling Castle» foi enviado para a sucata e desmantelado, em 1966, num estaleiro japonês.

Sem comentários:

Enviar um comentário