segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

«UNTERWALDEN»


Construído em 1901, o vapor de rodas laterais «Unterwalden» é um dos mais antigos navios lacustres de toda a Confederação Helvética; país da Europa que prima em conservar e manter em perfeito estado de funcionamento algumas relíquias do seu passado, como esta belíssima embarcação de 295 toneladas pertencente à frota (turística) da Companhia do Lago dos Quatro Cantões. Construído pelo estaleiro Escher Wyss, de Zurique, o «Unterwalden» mede 62 metros de comprimento por 6,80 metros de boca. O seu calado é de apenas 1,58 metros. Este barco recebeu vários melhoramentos ao longo do século XX. Assim, no início dos anos 20 foi dotado com uma casa do leme fechada; em 1942, a sua capacidade passou de 850 passageiros para 900; em 1949, a alimentação das suas máquinas passou do carvão para o petróleo; em 1961, a sua chaminé e os seus mastros tornaram-se telescópicos para permitir que o «Unterwalden» pudesse passar sob a ponte de Acheregg e atingir o chamado lago de Alpnacher. Em 1976, a sua companhia armadora substituiu-o pelo moderno «Europa» e o «Unterwalden» deveria ser desactivado e, quiçá, desmantelado. Um movimento contestatário levantou-se, porém, na cidade de Lucerna, contra a ideia da destruição do antigo ‘vapor’ de rodas e exigiu a preservação desta e de outras velhas embarcações do lago. E a verdade é que essas reivindicações fizeram o seu caminho. O «Unterwalden» foi restaurado (segundo o desenho de 1920) e navega de novo no lago dos Quatro Cantões, onde, até 2009, já havia percorrido mais de 1 700 000 km. Foi recentemente reconhecido como património nacional da Suiça.

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