segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

«SOUTHERN CROSS»


Transatlântico de bandeira inglesa, construído em 1892 pelo estaleiro Workman, Clark & Cº, de Belfast, para o armador Cooper W. & Son, sedeado em Kirkwall, porto do norte da Escócia. Apresentava 5 050 toneladas de arqueação bruta e media 122 metros de comprimento por 14,70 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por 1 máquina a vapor de tríplice expansão, que lhe facultava a velocidade de cruzeiro de 12 nós. A sua companhia mantinha-o na linha Liverpool-Bilbau-Santander-Vigo-Montevideu-Buenos Aires, quando -na véspera de Natal de 1909- o «Southern Cross» foi encalhar nos baixios de A Borneira, à entrada do porto de Vigo (Galiza). Para além da perda do navio -vocacionado para o transporte de emigrantes e de mercadorias diversas (nomeadamente carga frigorífica) com destino à América do sul- não houve a lamentar a morte de nenhum passageiro ou membro da tripulação, visto os socorros (solicitados por ‘very lights’) terem acorrido de imediato ao lugar do sinistro. Uma das embarcações que se notabilizou no resgate daqueles que viajavam no navio britânico foi o pequeno vapor «María», que assegurava o transporte de passageiros entre a localidade de Cangas e a cidade de Vigo. A primeira inspecção feita, por peritos, ao casco do «Southern Ligh» constatou que os estragos nele causados pelos fundos rochosos do sítio do encalhe tinham causado danos irreparáveis; e deram, de imediato, o navio como perdido. A carga do transatlântico (que contava, entre outras coisas de valor, material para a Exposição Mundial a realizar em 1910 na capital da Argentina) foi resgatada pela Sociedade de Salvamentos Marítimos da Corunha, que, nessa operação, colaborou com a companhia de seguros Lloyd’s. Mas, apesar da vigilância apertada em torno dos despojos do «Southern Cross», parte da sua carga foi pilhada pelas populações ribeirinhas da chamada ria de Vigo; que, nessa época, viviam com grandes dificuldades económicas. O transatlântico britânico acabou por ser desmantelado ‘in situ’. Atenção ! -Não é certo que a imagem anexada corresponda, verdadeiramente, à do navio descrito. Na realidade, houve -ao longo dos tempos- vários navios baptizados com o nome de «Southern Cross» ('Cruzeiro do Sul'). Será este aquele que naufragou na costa da Galiza em 1909 ?...

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