segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
«THOR II»
Formosa barca de quatro mastros, com casco de aço, construída em 1886 pelos estaleiros navais da firma Russell & Cº., de Port Glasgow, na Escócia. Propriedade do armador escocês A. Brown, foi lançada à água com o primitivo nome de «Nile». Vendido várias vezes, este veleiro foi adquirido, em 1911, pelo empresário norueguês Thor Dahl, de Sandfjord, que lhe deu este seu último nome. O «Thor II» apresentava-se como um navio com 2 144 toneladas de arqueação bruta e com as seguintes dimensões : 86,40 metros de comprimento por 12,30 metros de boca. O seu calado era de 7,50 metros. Navio de trabalho, e, até inícios de 1917, navio sem historia digna de menção, o «Thor II» foi interceptado -no dia 4 de Fevereiro desse ano, a 80 milhas da costa irlandesa- pelo submarino germânico «U-45», então às ordens do capitão Erich Sittenfeld. O navio norueguês -que transportava 1 300 barris de óleo de baleia provenientes da Geórgia do Sul- foi, primeiramente, abordado por uma patrulha de inspecção do submersível; que ao conhecer o destino da carga (Queenstown, na Grã-Bretanha) aprisionou o comandante do «Thor II», a sua esposa e filha (de 5 anos de idade) e deu ½ hora aos seus tripulantes para abandonarem o navio. O que eles fizeram, salvando-se todos graças aos botes salva-vidas e à intervenção de uma unidade da marinha real britânica, que, horas mais tarde, os resgatou do oceano. Depois disso, o veleiro (registado na Noruega, país neutral), foi torpedeado, indo a pique em apenas 2 minutos. O capitão Jacobsen (seu comandante) e a sua família seriam desembarcados, mais tarde, em Helgoland, partindo depois dali, livremente, para a sua terra. Curiosidade : durante as duas Guerras Mundiais, a neutralidade de certos navios não era respeitada pelos submarinos alemães, devido ao destino das suas mercadorias, susceptíveis de irem beneficiar, de alguma forma, os inimigos do ‘Reich’.
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