quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

«BREMEN»


Paquete misto (velas/vapor) de bandeira alemã. Foi lançado ao mar em 1858 pelos estaleiros britânicos Caird & Company, de Greenock. Pertenceu à frota do armador Lloyd Norddeutscher, de Bremerhaven, que o utilizou na linha que manteve aberta entre a Europa e a cidade de Nova Iorque. Este «Bremen» (primeiro do nome a operar no Atlântico norte) era um elegante navio com 2 674 toneladas de arqueação bruta, medindo 101,50 metros de longitude por 11,90 metros de boca. Podia receber a bordo 1 000 toneladas de carga diversa (para além de 850 toneladas de carvão para consumo das suas próprias máquinas a vapor (2), que desenvolviam uma potência global de 1 310 cv) e 571 passageiros distribuídos por três classes : 60 na 1ª, 110 na 2ª e 401 na 3ª. O navio estava equipado com grandes salões (nomeadamente com salões de fumo), com uma biblioteca e com outras instalações, que permitiam aos seus passageiros passar o tempo que permaneciam a bordo quase sem enfado; isto durante uma viagem que se prolongava para lá dos 10 dias de navegação. O recorde deste navio fixou-se, aliás, nos 12 dias e 6 horas, no trajecto Nova Iorque-Bremerhaven. Este elegante transatlântico possuía 3 mastros aparelhando essencialmente pano redondo. Tinha uma equipagem de 102 membros. O «Bremen» foi vendido, em Junho de 1874, ao armador britânico E. Bates & Cº, de Liverpool, para o qual navegou (como simples veleiro) até 16 de Outubro de 1882, dia em que naufragou na costa californiana, junto a Farallon Islands. Curiosidades : 1) o misto «Bremen» transportou, essencialmente, emigrantes europeus desejosos de se fixar na prometedora América do norte. Um desses passageiros foi uma jovem, natural de Pest (Hungria), de nome Maria Katharina Horony; que se tornou célebre por ter sido -com o sobrenome de Big Nose Kate- a companheira de Doc Holliday, famoso dentista, pistoleiro e batoteiro consagrado pela mitologia do Faroeste. 2) vários outros navios alemães, civis ou militares, usaram o nome da cidade de Bremen.

Sem comentários:

Enviar um comentário