sexta-feira, 17 de junho de 2011

«VEINTICINCO DE MAYO»


Porta-aviões da armada argentina. Era o antigo HMS «Venerable», que serviu na ‘Royal Navy’ entre 1944 e 1947 e o ex-«Karel Doorman», que a marinha de guerra neerlandesa utilizou operacionalmente de 1948 a 1966. Foi construído nos estaleiros de Cammel Laird (em Birkenhead, na Grã-Bretanha) em 1944 e ainda teve a oportunidade de participar nas derradeiras missões confiadas às armadas aliadas na sua luta contra as forças nipónicas. Após ter sofrido violento incêndio na casa das máquinas, o «Veinticinco de Mayo» foi comprado pela Argentina à marinha militar dos Países Baixos e inteiramente recuperado. Depois do desmantelamento do ARA «Independencia» em 1970, este navio foi a única unidade da sua categoria a ser utilizada operacionalmente pela armada argentina. A sua pista viu descolar ou pousar aeronaves de vários tipos e valências : os jactos Grumman ‘Panther’, Douglas ‘Skyhawk’ e Dassault ‘Super Étendard’; os helicópteros ‘Sea King’, os aviões de hélice Grumman ‘Tracker’, Breguet ‘Alizé’ e FMA‘Pucarà’. Durante a guerra das Malvinas (ou das ilhas Falkland), o envelhecido porta-aviões «Veinticinco de Mayo» foi retirado da zona de guerra, depois do desastroso afundamento do «General Belgrano» por um submarino nuclear britânico; e permaneceu inactivo numa base da rectaguarda até ao fim do conflito. Em meados dos anos 70 a armada argentina ainda encarou a possibilidade de modernizar o «Veinticinco de Mayo», mas abandonou esse projecto por falta dos vultosos fundos exigidos por essa operação. E o velho porta-aviões acabou por ser vendido para a sucata em 1977, sendo desmantelado (no ano 2000) num estaleiro especializado de Alang, na Índia. Principais características : 19 000 toneladas de deslocamento; 192 metros de comprimento; 24,40 metros de boca; 7,50 metros de calado; propulsão assegurada por 4 caldeiras equipadas com turbinas a vapor; 24 nós de velocidade máxima; guarnição de 1 300 homens; armado com 12 peças AA de 40 mm; 21 aeronaves.

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