domingo, 19 de junho de 2011

«JOHN & ALBERT»


Paquete de bandeira portuguesa, comprado em Inglaterra por J.H. Andresen, armador portuense de origem alemã. Foi colocado na linha Porto-Lisboa-Rio de Janeiro em Abril de 1887, numa carreira que, desde há muito tempo, era servida exclusivamente por navios de nacionalidade estrangeira. A sua designação, «John & Albert», é uma referência aos filhos do armador, que respondiam a estes nomes. O navio tinha casco em ferro, deslocava 1 660 toneladas, media 79 metros de comprimento e podia transportar 170 passageiros em apreciáveis condições de conforto, 20 dos quais em 1ª classe. Tinha vastos porões destinados a carga diversa. A sua tripulação normal era constituída por 22 homens, incluindo oficiais. O navio movia-se à vela (tinha dois mastros -um à vante e outro à ré- equipados com vários panos) e a vapor (o «John & Albert» dispunha de uma máquina de 3 cilindros e de caldeiras -de baixa, média e alta pressão- em cobre). O navio, cujo porto de registo era o da cidade do Porto, contava, sobretudo, com o fluxo de emigrantes com destino ao Brasil e países da América do sul como o Uruguai e a Argentina, aos quais esses passageiros podiam aceder posteriormente, graças a correspondências locais. Este navio, que se perdeu na chamada Costa da Morte (Galiza ocidental) em data de 26 de Junho de 1889, foi realizado pelo construtor naval Austin & Pickersgill, de Wear Dock (Grã-Bretanha), em 1887.

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