quarta-feira, 3 de outubro de 2012

«SUPERB»



Barca construída, em 1875, na Escócia, pelos estaleiros de Alexander Stephen & Sons, de Glásgua. Tinha casco de aço, deslocava 2 147 toneladas, arvorava 3 mastros e media 75,10 metros de comprimento por 11,70 metros de boca. Pertenceu, num primeiro tempo, a dois armadores britânicos –Bruce & Cº, de Dundee, e W. Montgomery & Cº, de Londres- que utilizaram este navio com o nome de «Airlie». A partir de 1899 passou a hastear bandeira norueguesa e a usar o merecido designativo de «Superb». Entre esse ano de 1899 e 1904, foi propriedade de A. Meling, de Stavanger, e passou, depois, para posse do armador C. L. Endresen, de Kristiansand. Destinado ao transporte de carga geral, este veleiro percorreu, infatigavelmente, os mares e oceanos do planeta no cumprimento da sua missão de navio de trabalho. Entre outras tarefas, transportou emigrantes para a Austrália e para a Nova Zelândia, quando ainda desfraldava a bandeira da marinha mercante britânica. Esta barca teve uma carreira sem sobressaltos, até que, no dia 7 de Junho de 1915, quando seguia de Buenos Aires para Queenstown (Irlanda) com um carregamento de cereais, foi interceptada (a 50 milhas náuticas a Oeste de Fastnet) pelo submarino germânico «U-34» -capitaneado pelo oficial Claus Rücker- e afundada com tiros de peça. Como acontecia, geralmente, às presas civis, a sua tripulação foi intimada, pelos alemães, a abandonar o navio antes da sua destruição. Curiosidade : a imagem que ilustra este texto é uma tela do notável artista Antonio Jacobsen, representando o veleiro em apreço.

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