segunda-feira, 22 de outubro de 2012
«WAIMATE»
Galera de 3 mastros e com casco de aço, construída em 1874 pelos estaleiros de J. Blumer & Cº, de Sunderland (G.B.), para a casa armadora British Eastern Shipping Cº, de Liverpool; que lhe atribuíu o nome de «Indostan», designativo que este navio conservou até 1875. Este veleiro apresentava as seguintes características físicas: 1 156 toneladas de arqueação bruta, 67 metros de longitude e 10,70 metros de boca. Em 1875, foi vendido à empresa londrina New Zealand Shipping Cº, que decidiu chamar-lhe «Waimate» e colocá-lo no comércio com a Oceania, particularmente com a Nova Zelândia. Muito rápido, este veleiro estabeleceu um recorde de velocidade entre Londres e Lyttelton, naquele arquipélago, que perdurou durante 30 anos. Vocacionado para o transporte de carga diversa e de emigrantes, este navio levou inúmeros europeus para aquelas paragens do fim do mundo, consideradas em finais do século XIX como terras de promissão. A rota escolhida era, naturalmente, a do cabo Horn, considerava mais perigosa mas que reduzia a distância e o tempo de navegação. Depois de ter efectuado várias viagens entre o Velho Mundo e as terras austrais, este veleiro foi vendido a armadores russos, que lhe modificaram o velame (passando o navio a aparelhar em barca) e que lhe deram o seu derradeiro nome : «Valkyrian». O ex-«Waimate» teve um triste fim, já que se perdeu sem deixar rasto, em 1899, quando navegava com um carregamento de carvão, entre a Austrália e o porto chileno de Iquique.
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