domingo, 7 de outubro de 2012
«PENRHYN CASTLE»
Belo veleiro com casco de aço construído em 1890 pelo estaleiro de Charles Hill, de Bristol (Inglaterra). O «Penrhyn Castle» era uma barca de 3 mastros, deslocando 1 350 toneladas. Media 72,45 metros de comprimento por 11 metros de boca. Destinado ao transporte de carga geral, este navio pertenceu, inicialmente, à firma Penrhyn Castle & Cº Ltd, de Criccieth, sendo mais tarde (1893) adquirido pela casa armadora Robert Thomas & Cº, de Liverpool; que pagou por este ‘clipper’ a soma de 16 600 libras esterlinas. Praticamente toda sua tripulação foi recrutada na cidade portuária de Criccieth, no País de Gales. Especializado no transporte de granéis (cereais, fosfatos, carvão, etc), o «Penrhryn Castle» também transportou maquinaria, material ferroviário e até armas e munições para a Guerra dos Boers. Este navio ligou, com frequência, os portos da Europa às duas costas da América do Sul, à África austral e à Austália. Registaram-se a bordo deste ‘clipper’ vários casos de indisciplina e de deserção por parte dos seus tripulantes, que levaram ao despedimento de, pelo menos, dois dos seus capitães. Atribuiu-se-lhe, em 1914, um encontro (nunca oficialmente confirmado) com o vaso de guerra alemão «Dresden», que só terá poupado este veleiro britânico depois de saber que a esposa e o filho menor do seu capitão viajavam a bordo. O elegante «Penrhyn Castle» desapareceu, em data incerta de Abril de 1915 e sem deixar rasto, quando navegava –com um carregamento de trigo- entre Bahía Blanca (Argentina), de onde zarpara a 20 desse mês e ano, e Fremantle (Austrália). Curiosidade : David Lloyd George, o famoso político britânico que chegou a ser primeiro-ministro do seu país, foi accionista da sociedade R. T. & Cº, a última armadora deste navio.
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