segunda-feira, 7 de outubro de 2013

«SANTA MARIA»

São escassas (e, por vezes, até algo contraditórias) as informações referentes e este lugre-escuna português registado na capitania do porto de Viana do Castelo no ano de 1914. Certas fontes dão-no como tendo sido construído, em 1902, por John Hult, na Nova Escócia; e como tendo usado o primitivo nome de «Albani». Outras referem-no como sendo o ex-«Fyn», realizado, em 1909, em Thuroe, na Dinamarca. Terão estas incoerências a ver com o facto de se tratar de duas embarcações distintas, que -em Portugal- receberam, ambas, o nome de «Santa Maria» ? Aqui fica uma questão que toda a gente gostaria de ver elucidada. Relativamente  às suas características físicas, há coincidência de dados, apresentando-se este navio com uma arqueação bruta de 201 toneladas e medindo 33,80 metros de longitude por 7,63 metros de boca e com um pontal de 3,40 metros. A importância histórica do «Santa Maria» advém do facto de ter sido afundado -a 10 de Junho de 1917- por um submarino alemão. Que terá sido o «UC-53», que então se encontrava às ordens do capitão Kurt Albrecht. A ocorrência, teve lugar na posição 39º 11' N 09º 35' W, que corresponde a umas 6 milhas náuticas a sul das Berlengas. Antes de ser afundado, o veleiro português (que não tinha motor auxiliar) viu a sua reserva de víveres pilhada pelos seus agressores. O «Santa Maria» fazia rota para a antiga Guiné Portuguesa com um carregamento de carvão. Nenhuma das fontes consultadas refere vítimas entre as pessoas que viajavam a bordo. Nota : a ilustração anexada não representa o navio em apreço, mas mostra um navio do mesmo tipo (pelo menos no que respeita o aparelho vélico) do «Santa Maria». As informações a que tivemos acesso, referem este navio como um pesqueiro -pertencendo à Parceria de Pescarias de Viana- e dispondo de uma tripulação, quando se consagrava a essa actividade, de 36 tripulantes, incluindo esse número 26 pescadores.

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