sábado, 5 de outubro de 2013

«ARANDORA STAR»

Este mercante de bandeira britânica foi construído, em 1927, nos estaleiros da firma Cammel Laird & Co, de Birkenhead, no Reino Unido. Integrou, nesse mesmo ano, a frota do seu comanditário -a Blue Star Line- na qual usou o simples nome de «Arandora» até 1929. Apresentava-se como um navio de passageiros e carga (nomeadamente frigorífica) com uma arqueação bruta de 12 847 toneladas e com as seguintes dimensões : 156 metros de comprimento por 20,50 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por máquinas dotadas com um sistema de turbinas a vapor, com uma potência global de 2 078 nhp, força que lhe permitia navegar à velocidade máxima de 16 nós. As suas instalações foram estudadas para poder receber 164 passageiros de 1ª classe. Este navio sofreu remodelações em 1929 nos estaleiros de Glásgua da empresa Fairfield Shipbuiding  & Engineering para poder ser utilizado como unidade de cruzeiros. Nessa circunstância, o seu espaço interior foi alterado, nomeadamente o reservado à carga de mercadorias, que foi diminuído para alargar a área de alojamento dos passageiros; que, na 1ª classe,  subiu para 354. O «Arandora Star» efectuou, ao longo da sua vida activa, viagens transatlânticas para a América norte, mas também para as Antilhas. Realizou, igualmente, cruzeiros para a Escandinávia (sobretudo para os fiordes da Noruega) e para o mar Mediterrâneo. Com o rebentar do 2º conflito mundial, este navio foi requisitado para o serviço de transporte de tropas, levando, no essencial, prisioneiros de guerra italianos e germânicos da Europa para os campos de concentração dos Aliados no Canadá. A 2 de Julho de 1940, o «Arandora Star» zarpou de Liverpool com cerca de 1 500 pessoas a bordo. O seu destino era o porto de São João da Terra Nova. Mas, por volta das 7 horas, ao largo e a noroeste das ilhas britânicas,o paquete foi interceptado pelo «U-47» (submarino alemão comandado pelo capitão Günther Prien) e torpedeado. O «Arandora Star» afundou-se em 35 minutos. No seu naufrágio pereceram mais de 800 pessoas. Os restantes passageiros e membros da tripulação sobreviveram graças ao auxílio dos botes salva-vidas e ao socorro prestado pelo contratorpedeiro HMCS «St Laurent». Curiosidades : Em determinada altura da sua vida como navio de cruzeiros, o «Arandora Star» usou um singular esquema de cores, que lhe valeu os sobrenomes de 'Wedding Cake' ('Bolo de Noiva') e 'Chocolate Box' ('Caixa de Bombons'); o navio em apreço teve quatro gémeos na frota do seu armador, que foram o «Almeda Star», o «Andalucia Star», o «Avelona Star» e o «Avila Star»; o seu afundamento passou quase despercebido em Inglaterra, pelo facto do desastre ter coincidido com o ataque fulminante da 'Royal Navy' contra a frota francesa de Mers-el-Kébir, na Argélia. Acontecimento apresentado como uma vitória das armas britânicas, ao qual convinha dar maior visibilidade junto da opinião pública.

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