domingo, 6 de outubro de 2013
«EMPRESS OF FRANCE»
O «Empress of France» foi o nome dado pela companhia Canadian Pacific (após a sua aquisição, em 1919, à Allan Line) ao navio «Alsacian», construído, em 1914, pelos estaleiros de William Beardmore & Cº, de Glásgua. Este transatlântico, tinha uma arqueação bruta de 18 481 toneladas e media 174,20 metros de comprimento por 22 metros de boca. Destinado à linha da América do norte, o futuro «Empress of France» ligou, na sua viagem inaugural, os portos de Liverpool e Quebeque, com escala em Saint John (Terra Nova). Ainda nesse ano de 1914 e em consequência da eclosão da Grande Guerra, o navio foi requisitado (como tantos outros) pela autoridade militar e convertido em cruzador auxiliar (armado) da marinha real britânica. Durante os anos de conflito, o HMS «Alsacian» ajudou a proteger as costas do Reino Unido, patrulhando ao largo das ilhas Shetland e de outros territórios do norte. Onde chegou a ostentar as insígnias de navio-almirante de 'sir' Reginald Tupper. Desmobilizado no fim da guerra e reconvertido em navio civil, esta unidade foi comprada (aliás como todas as outras que compunham a frota da Allan Line) pela Canadian Pacific Ocean Service Ltd; que a recolocou na sua linha inicial. Em 1922 essa rota foi modificada e o navio em apreço começou a ligar Southampton a Quebeque com escala em Cherburgo. Uma nova escala, a de Hamburgo, foi adicionada, um pouco mais tarde, a essa linha. Entre 1924 e 1926, pouco tempo depois de ter empreendido uma triunfal viagem de circum-navegação do globo, o «Empress of France» foi alvo de uma importante remodelação, não só a nível da reconfiguração das acomodações dos passageiros, mas, também, a nível do seu sistema de propulsão. Já que, nessa altura, se substituiu neste paquete o carvão por combustível diesel. Depois de uma breve comissão de serviço (1928-1929) no oceano Pacífico, este navio regressou à Europa, executando a sua missão (entre Southampton e Quebeque) até Setembro de 1931. Após uma carreira excepcional, que compreendeu 99 viagens transatlânticas, 5 trans-Pacífico e 8 cruzeiros, para além do seu serviço de guerra, o «Empress of France» foi dado como tecnicamente ultrapassado e entregue para demolição. O seu desmantelamento começou num estaleiro de Dalmuir (Escócia) em Dezembro de 1934.
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