terça-feira, 8 de outubro de 2013

«OLIVEBANK»

O «Olivebank» era uma esguia barca de 4 mastros, construída (em aço) no ano de 1892 pelo estaleiro da empresa Mackie & Thompson Cº, de Glásgua. O seu primeiro armador foi a firma Andrew Weir & Cº., sedeada em Govan, na Inglaterra. Este soberbo navio apresentava uma arqueação bruta de 2 823 toneladas e media 102,40 metros de longitude por 13,10 metros de boca. Vocacionado para o transporte de carga geral, o veleiro em apreço navegou por todos os mares do mundo, cumprindo, normalmente, a sua missão de navio de trabalho. Assinale-se, porém, um incêndio acidental ocorrido, em 1911, em Santa Rosalia, no México (quando o navio se encontrava carregado de carvão), que não teve consequências gravosas. Depois do supracitado proprietário britânico, o navio mudou de mãos cinco vezes, tendo quatro dos seus donos intermediários sido armadores de nacionalidade norueguesa. Um deles -J. Lorentzen- mudou o nome do veleiro (entre 1922 e 1924) para «Caledonia». O último dos donos do navio foi o finlandês Gustaf Erikson, que, em 1924, lhe restituiu o designativo de origem. Designativo que esta barca usou até 8 de Setembro de 1939, data em que chocou com uma mina alemã ao largo da península da Jutlândia. 14 homens da sua tripulação perderam a vida e 7 outros puderam escapar ao naufrágio, socorrendo-se da ajuda de um escaler. Curiosidade : o «Olivebank» era gémeo do «Cedarbank», que teve, também ele, um destino trágico, visto ter sido torpedeado, em 1917, no mar do Norte, pelo submarino germânico «U-100».  Ocorrência que provocou a morte dos 26 homens da equipagem do veleiro.

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