quinta-feira, 31 de outubro de 2013
«LORD OF THE ISLES»
'Clipper' de bandeira britânica, construído em 1853 nos estaleiros navais da companhia John and Robert Scott, de Greenock (Escócia). Típico veleiro da corrida do chá, o «Lord of the Isles» era um navio de 770 toneladas, com 3 mastros aparelhados em galera. Com casco de aço, media 56,40 metros de comprimento por 8,50 metros de boca. O seu calado era 5,50 metros. Pertenceu à companhia armadora Shaw, Maxt & Cº, de Londres. Reputado pela sua velocidade, este autêntico lebréu dos mares bateu vários recordes nesse domínio : em 1853, durante a sua viagem inaugural, ligou Greenock a Sidney em apenas 70 dias de navegação; e em 1858 cobriu a distância que separa Xangai de Greenock em 89 dias. Famosa foi, igualmente, a corrida que disputou (em 1856) com o seu rival «Maury», que o «Lord of the Isles» venceu. Esta longa viagem, entre a China e Londres, constituíu um verdadeiro triunfo desportivo-comercial, pois, para além de ter redemonstrado, as excelentes qualidades náuticas do navio, proporcionou lucros importantes aos seus armadores; pelo facto de ter colocado no mercado londrino (a preços e favor) o primeiro chá do ano. Refira-se, a título de curiosidade, que este acontecimento serviu de base ao enredo de uma longa metragem cinematográfica -intitulada «The Yankee Clipper»- realizada em 1927 por Cecil B. DeMille. O «Lord of the Isles» perdeu-se, a 24 de Julho de 1862, na fase terminal de uma viagem que o veleiro efectuava da Europa para Hong Kong. O desastre foi causado por um incêndio que se declarou a bordo (num carregamento de fardos de feltro) e que a sua tripulação não conseguiu extinguir. Toda a equipagem e passageiros (30 pessoas) se salvaram, graças ao recurso aos botes salva-vidas do navio, logrando atingir (apesar de dois ataques de piratas) o porto de Macau.
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