quinta-feira, 13 de junho de 2013

«WASHINGTON»

Paquete francês pertencente à frota da Compagnie Générale Transatlantique, a famosa 'French Lines'. Foi construído, em 1864, nos estaleiros Scott & Cº, de Greenock (G.B.). Era um navio com casco de aço e propulsão mista (velas/vapor), equipado com 3 mastros e com 1 máquina de 2 850 cavalos. A velocidade máxima deste vapor de rodas era de 12 nós. Com 105,62 metrosde comprimento por 13,36 metros de boca, o «Washington» tinha 7 'sister-ships', a saber : o «Lafayette», o «Impératrice Eugénie», o «Europe», o «France», o «Nouveau Monde», o «Panama» e o «Saint Laurent». 5 deles foram construídos em França, nos estaleiros de Penhoët (Saint Nazaire). Foi o «Washington» que inaugurou (em 15 de Junho de 1864) a linha Havre-Nova Iorque, sobre a qual assentou -durante muitas décadas- o sucesso e o prestígio da sua casa armadora. Esta primeira travessia transatlântica durou 13 dias. Este paquete, foi, pouco depois, transferido para a linha Havre-Colón. Em 1868, depois de uma longa interrupção da sua actividade, regressou ao Atlântico e à linha de Nova Iorque completamente remodelado, já que, durante uma passagem pelo estaleiro, o seu casco foi alongado de 10 metros, perdeu 1 dos seus mastros e foi provido de hélices, que substituíram as antiquadas rodas de pás laterais. Em 1973, foi-lhe substituída a máquina por um engenho mais moderno e mais poderoso. Esteve também, periodicamente, nas linhas das Antilhas, do México e, de novo, de Colón. Em 1897, no decorrer do seu último restauro, o «Washington» viu as suas chaminés ganharem novo volume. O seu fim sofreu uma aceleração, depois de ter abalroado acidentalmente -a 4 de Fevereiro de 1899- a ponte giratória de Saint Nazaire. Dado como irreparável, o navio foi vendido para a sucata e desmantelado, em Marselha, no ano seguinte.

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