sábado, 15 de junho de 2013
«KODOR»
O «Kodor» foi um dos 49 veleiros de mesmo tipo construídos num estaleiro de Turku, na Finlândia, e entregues por esse país nórdico à U.R.S.S., a título de indemnização de guerra. O «Kodor» (realizado em 1951) era uma escuna com cerca de 340 toneladas de arqueação bruta e com as seguintes dimensões : 51,70 metros de comprimento fora a fora, 8,75 metros de boca e 3,45 metros de calado. Este navio, com casco de madeira, tinha 3 mastros, que envergavam 840 m2 de velas. Estava equipado com um motor auxiliar diesel, de origem sueca, que desenvolvia 225 cv de potência. Este engenho, aliado ao aparelho eólico do navio, permitia-lhe navegar à velocidade máxima de 8 nós. O «Kodor», tal como os seus congéneres de construção finlandesa, serviu a marinha mercante soviética em viagens de cabotagem, transportando mercadorias diversas. Mas, rapidamente, foi entregue ao Ministério das Pescas, que o mandou transformar em navio-escola para instrução de cadetes. O «Kodor» foi, então, registado no porto de Leninegrado (a actual São Petersburgo), a partir do qual fez -durante 30 anos- inúmeros cruzeiros no oceano Atlântico e mares adjacentes. Este belíssimo veleiro, que tinha capacidade para acolher 44 instruendos e respectivos docentes, terá formado cerca de 3 000 oficiais. Por volta de 1980, o «Kodor» foi desactivado e transformado (algures no Báltico) num restaurante flutuante. Mais tarde seguiu para o mar Cáspio, onde foi destruído por um incêndio, em Agosto de 1999. Este acontecimento ocorreu (segundo as informações de que dispomos) em Bacu, no Azerbaijão. Constituindo um perigo para a navegação, os seus restos foram reemergidos e desmantelados no ano 2000.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário