quinta-feira, 13 de junho de 2013
«HANS HEDTOFT»
Navio misto (passageiros/carga) de bandeira dinamarquesa, com porto de registo em Copenhague. O «Hans Hedtoft», que foi construído em 1958 nos estaleiros Frederikshavns Vaerft, era um navio com 2 857 toneladas de arqueação bruta, que media 82,65 metros de comprimento por 14,17 metros de boca. Estava equipado com 1 máquina diesel. Tinha uma equipagem de 40 homens e podia receber a bordo 60 passageiros. Apesar do seu estatuto civil (este navio pertencia ao armador Royal Greenland Trading) o «Hans Hedtoft» estava armado com 3 peças de 40 mm. Destinado ao tráfego entre a Dinamarca e a Gronelândia, é de presumir que este navio assegurasse, por conta do estado dinamarquês, missões de soberania nas águas árcticas que rodeiam aquela grande ilha sob a sua administração. O navio iniciou a sua viagem inaugural a 7 de Janeiro de 1959, entre a capital da Dinamarca e o porto de Juliaehaab (Gronelândia), onde chegou sem problemas. A viagem de regresso começou a 29 do mesmo mês, com 55 passageiros (entre os quais se encontrava um parlamentar) e com um carregamento de peixe congelado. No dia seguinte, a cerca de 35 milhas náuticas do cabo Farewell, o navio colidiu com uma montanha de gelo flutuante e afundou-se. Apesar de terem recebido vários SOS's do «Hans Hedtoft», os navios que se dirigiram para a posição do naufrágio (59º 30' N 43º 00' W) já não chegaram a tempo de salvar os ocupantes do navio dinamarquês. Do qual só subsistia, à tona de água, um colete salva-vidas. Tal como o «Titanic» -que se afundara, em 1912, em condições semelhantes- também o «Hans Hedtoft» gozava da reputação de ser um navio seguríssimo. A prova do contrário foi atestada pela morte das 95 pessoas que se encontravam a bordo. Parece que uma das causas do soçobro deste navio teve a ver com o facto do seu casco ser rebitado (e não soldado), técnica menos resistente à pressão do gelo. A 30 de Janeiro de 2005, a rainha Margarete inaugurou, em Copenhague, um monumento à memória das vítimas do «Hans Hedtoft»; que foi, tanto quanto sabemos, o último navio da História da Navegação a ser afundado por um 'iceberg'. Curiosidade : o nome deste navio foi-lhe dado para homenagear um antigo primeiro-ministro dinamarquês.
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