terça-feira, 28 de maio de 2013

«USSUKUMA»

Paquete de bandeira germânica, cujo nome fazia referência a um planalto do Tanganica, na antiga África Oriental Alemã. Construído nos estaleiros da firma Blohm und Voss, de Hamburgo, em 1920, o «Ussukuma» entrou ao serviço da companhia de navegação Deutsche Ost-Afrika Linie em meados do ano seguinte. Teve dois 'sister ships', o «Usarano» (propriedade do mesmo armador) e o «Wangoni», que navegou com as cores da companhia Woermann Linie. O «Ussukuma» era um navio com 7 765 toneladas de arqueação bruta, que media 127,60 metros de comprimento por 17,10 metros de boca. Tinha uma tripulação composta por uma centena de elementos e podia acolher a bordo perto de 300 passageiros. O seu sistema propulsivo compreendia 1 turbina a vapor e um hélice, que permitiam a este navio vogar à velocidade máxima de 14 nós. Serviu na linha da África oriental até 1939, ano que viu a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Encontrava-se no porto de Lourenço Marques (hoje Maputo), quando passou sob o controlo da 'Abwehr' (serviços secretos). Foi comissionado para a América do sul, presumindo-se que para dar assistência ao couraçado de bolso «Admiral Graf Spee». O «Ussukuma» encontrava-se em Montevideo, quando ali se refugiou o 'Spee', após o seu confronto -no Atlântico sul- com a frota britânica. Tal como aconteceria alguns dias mais tarde ao temível couraçado alemão, o antigo paquete da linha da África oriental foi afundado voluntariamente (na manhã de 6 de Dezembro de 1939) pela sua tripulação, por se temer que o navio caísse em poder de um vaso de guerra britânico, que ameaçava apresá-lo. A sua tripulação (107 homens) foi resgatada pela guarnição do cruzador «Ajax», feita prisioneira e internada, até ao fim da guerra, em campos de concentração situados na África do Sul e nas ilhas Falkland. Os destroços do paquete «Ussukuma» foram identificados oficialmente em 2008, ao largo do estuário do rio da Prata, em águas territoriais argentinas.

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