sábado, 25 de maio de 2013
«BAY OF PANAMA»
Construído em Belfast (no ano de 1883), nos estaleiros navais da firma Harland & Wolff, este navio foi considerado um dos mais belos e melhores veleiros do seu tempo. Com casco de aço e 4 mastros desfraldando pano redondo, o «Bay of Panama» -que pertenceu ao armador britânico J. Bulloch- apresentava-se como um navio de 2 365 toneladas de arqueação bruta e com as seguintes dimensões : 89,61 metros de comprimento fora a fora, 12,87 metros de boca e 7,38 metros de calado. Destinado ao transporte de carga geral, este navio teve uma história sem incidentes até 1891, ano em que encalhou junto na costa da Cornualha. E onde acabou por ser destruído pelas forças da natureza. Nessa sua derradeira viagem, o «Bay of Panama» partiu de Calcutá (sob o mando do capitão D. Wright) no dia 20 de Novembro de 1890 com destino a Dundee (Grã-Bretanha), levando no seu bojo 17 000 fardos de juta. A viagem foi agitada, já que o veleiro afrontou, no seu caminho, 42 dias consecutivos de mau tempo. E, a 10 de Março de 1891, após uma longa navegação de 111 jornadas, o «Bay of Panama» foi encalhar estrondosamente num lugar situado a poucas horas de viagem do porto de destino. Entre as rochas que selaram o seu fatídico fim, ainda hoje é possível encontrar peças metálicas provenientes deste malogrado navio. E, em 1970, uma equipa de mergulhadores do clube náutico de St. Mawgan trouxe à superfície uma placa de bronze do navio. Assim como amostras da juta que carregava; que foram devolvidas ao fundo do mar, pelo facto de exalarem um cheiro fétido.
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