terça-feira, 7 de maio de 2013
«LIMA»
////////// Paquete português, pertencente à frota da Empresa Insulana de Navegação. Navegou com as cores desta companhia entre 1922 -ano em que foi adquirido aos Transportes Marítimos do Estado- e 1969. Este navio, com cerca de 3 900 toneladas de arqueação bruta e que media 111,60 metros de comprimento por 13,80 metros de boca, foi afectado às ligações entre Lisboa e alguns portos das ilhas adjacentes. Veio substituir o velho «Funchal» (que navegava desde 1884) na carreira dos arquipélagos. Missão que o «Lima» cumpriu satisfatoriamente. Este navio tinha capacidade para receber a bordo 314 passageiros (99 dos quais alojados em camarotes de 1ª classe) e mercadorias diversas. Sendo estas embarcadas (e desembarcadas) pelos seus dois mastros de carga, sempre que o porto de escala não dispusesse de guindastes apropriados. Uma fonte que consultámos, dá o «Lima» como tendo efectuado viagens de Lisboa até à Palestina com refugiados judeus. Isto nos finais da 2ª Guerra Mundial. Este paquete fez a sua derradeira viagem no dia 9 de Julho de 1968. O destino foi o das Berlengas e os seus últimos passageiros foram funcionários e outros convidados da casa armadora. Arrumado no cais de Xabregas, o «Lima» foi, posteriormente, vendido como sucata à empresa Raposo & Vasques Vale, Lda. e por ela desmantelado no decorrer do ano de 1969. O nome primitivo deste paquete foi «Westerwald» e o seu primeiro proprietário foi a companhia alemã Hamburg Amerika Linie (a conhecida Hapag); que o havia mandado construir, em 1907 no Reino Unido, nos estaleiros da firma Furness Whithy & Cº Ltd (de West Hartlepool). O Westerwald» foi um dos navios germânicos que se refugiou no estuário do Tejo, quando rebentou o primeiro conflito generalizado. E que as autoridades portuguesas apresaram em 1916. Acto belicoso, que levou o Império Alemão a declarar-nos guerra.
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