Navio-patrulha cabo-verdiano. Construído nos Países Baixos pelos estaleiros Damen, este navio foi entregue à Guarda Costeira local em 2012. Destina-se, segundo as autoridades insulares, a preservar as águas territoriais do arquipélago do narcotráfico e de outras actividades ilegais e a assegurar a soberania da República de Cabo Verde em toda a sua Zona Económica Exclusiva. Do tipo 'Stan Patrol', este revolucionário navio -estudado para operar em mar agitado- desloca 800 toneladas (em plena carga) e mede 50,60 metros de comprimento por 9,40 metros de boca. O seu calado é de 3,50 metros. A sua propulsão é assegurada por 4 motores diesel (Catterpilar C-32), que desenvolvem uma potência global de 5 800 cv. A velocidade máxima do «Guardião» atinge os 23 nós e a sua autonomia é superior a 3 500 km. O navio foi equipado com uma rampa de acesso na popa, que permite a fácil utilização de uma lancha rápida com capacidade para 18 pessoas e cuja velocidade é de 35 nós. O «Guardião» não dispõe, por enquanto, de artilharia, mas está preparado para, num futuro próximo, receber uma peça de 35 mm. A sua tripulação normal é de 18 homens, mas este patrulheiro pode, se necessário for, embarcar até 53 pessoas. O navio (que usa o indicativo de amura P 511) custou 10 900 000 euros e o seu financiamento só em parte foi assegurado pelo governo cabo-verdiano. Várias organizações internacionais também custearam o navio e o governo neerlandês, por sua parte, verteu à construtora um contributo (a fundo perdido) de 4 milhões de euros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário