segunda-feira, 22 de julho de 2013

«VIRGINIAN»

Paquete construído em 1905 nos estaleiros da casa Alexander Stephen & Sons, de Glásgua, para a frota da companhia canadiana Allan Lines. O «Virginian» era um navio com 10 757 toneladas de arqueação bruta e com as dimensões seguintes : 164,40 metros de comprimento; 18,30 metros de boca; 10 metros de calado. As suas máquinas (equipadas com turbinas a vapor) accionavam 3 hélices e desenvolviam uma potência que lhe permitia atingir a velocidade máxima de 18 nós. Este navio, concebido para o tráfego transatlântico, podia transportar 1 712 passageiros, dos quais um milhar (sobretudo emigrantes) viajavam no porão, em condições de grande desconforto. A sua viagem inaugural começou -a 4 de Junho de 1905- no porto de Liverpool e terminou em Montreal, no Canadá, após uma escala na cidade de Quebeque. O «Virginian» tornou-se conhecido mundialmente em Abril de 1912, pelo facto de se encontrar não muito longe do sítio onde naufragou o «Titanic» e de ter sido um dos navios que trocou mensagens -via TSF- com o infortunado paquete da White Star. A partir de meados de 1914, este navio foi fretado pela Canadian Pacific, para substituir o «Empress of Ireland», que se afundou, também com grande mortandade de passageiros e de tripulantes (mais de mil pessoas), no curso do rio São Lourenço. Mas, com o estalar da Grande Guerra, o paquete  foi requisitado pelas autoridades militares e afectado ao transporte das tropas das Forças Expedicionárias Canadianas. Devolvido ao seu funcionamento de navio civil, em 1917, o «Virginian» retomou as suas viagens entre o Canadá e a Inglaterra. A sua derradeira viagem nessa linha (com as cores da Canadian) iniciou-se a 11 de Junho de 1918, quando o mundo ainda estava em guerra. Em 1920, depois e sofrer importantes trabalhos de restauro, este navio foi vendido ao consórcio Swedish-America Line, que o baptizou com o nome de «Drottningholm» e o colocou na nova carreira Gotemburgo-Nova Iorque. De referir que as transformações então sofridas pelo navio foram importantes : nova motorização e restruturação do interior, com redução substancial do número de passageiros. Antes de ser retirado definitivamente de serviço e de ser desmantelado, em 1955 (num estaleiro especializado de Trieste), este navio usou o nome de «Brasil» e esteve -por conta da Home Lines, uma companhia subsidiária da Mediterranean Lines Inc.- numa carreira entre a Itália e o Rio de Janeiro. Depois de ter sofrido uma nova modernização em 1951, e com o derradeiro nome de «Homeland», o navio ainda assegurou o transporte de passageiros na linha Génova-Nápoles-Barcelona-Nova Iorque. Curiosidade : No período em que arvorou bandeira sueca e usou o nome de «Drottningholm», este paquete foi o transporte preferido da famosa actriz Greta Garbo, nas suas viagens entre os Estados Unidos e a sua Escandinávia natal.

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