quarta-feira, 17 de julho de 2013

«CENTAUR»

Este navio foi o terceiro a ostentar o nome de «Centaur» na frota da famosa companhia Blue Funnel. Navio misto (passageiros/carga) com um perfil pouco comum, como a imagem documenta, o «Centaur» foi lançado à água pelos estaleiros de John Brown & Cº, de Glásgua, no dia 20 de Junho de 1963. Com uma arqueação bruta de 8 262 toneladas e com 146,50 metros de comprimento por 20,10 metros de boca, o «Centaur» estava equipado com 2 máquinas diesel (desenvolvendo uma potência global de 16 500 bhp) e com 2 hélices, que lhe permitiam navegar à velocidade de cruzeiro de 20 nós. Além do seu vasto espaço de carga, especialmente concebido para o transporte de animais (4 500 ovinos ou 700 bovinos), este navio.-que tinha uma tripulação de 98 membros- dispunha de camarotes e de outros aposentos que lhe permitiam acolher a bordo 190 passageiros. A sua viagem inaugural começou em Liverpool a 20 de Janeiro de 1964 e terminou em Sidney no dia 23 de Feveiro, após passagem pelo canal de Suez e uma etapa em Singapura. O «Centaur» oferecia aos seus passageiros alguns luxos, tais como uma piscina e estabilizadores de casco. Esta unidade mista foi realizada para assegurar o transporte regular  de passageiros e carga entre Fremantle (Austrália) e Singapura, carreira há muito mantida pelos navios da Blue Funnel Lines. O «Centaur» passou a navegar, a partir de 1975, com as cores de uma companhia de Singapura associada à firma de origem e, em 1982, foi fretado pela Santa Helena Shipping Cº., passando a navegar para esse longínquo arquipélago do Atlântico sul e para as ilhas Falkland, onde esteve aquando da guerra entre o Reino Unido e a Argentina. Em 1985, o navio foi vendido à Shanghai Haixing Shipping Co. (que lhe deu o novo nome de «Hai Long») e passou a ostentar bandeira da República Popular da China. O navio sobreviveu até 1995, ano em que foi desmantelado pelos estaleiros da empresa Xinhui Scrapyard.

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