sexta-feira, 24 de outubro de 2014

«RUAHINE»

Este luxuoso navio de passageiros (dotado, igualmente, de grande capacidade de carga, inclusive refrigerada) navegou de Inglaterra para a Nova Zelândia entre 1951 e 1966. Foi construído pelos estaleiros da John Brown Cº., de Glásgua -que o lançaram à água no dia 27 de Julho de 1950- por encomenda da armadora New Zealand Shipping Company; que o colocou na sua linha Londres-Auckland (via canal do Panamá), com escalas nas Bermudas, Miami, Kingston e Taiti. O «Ruahine» (que é bom não confundir com um seu congénere mais antigo) apresentava-se como um navio com 17 851 toneladas de arqueação bruta, 178 metros de comprimento, 22,90 metros de boca e 9 metros de calado. O seu sistema propulsivo era composto por 2 máquinas diesel (desenvolvendo uma potência de 14 200 bhp) e por 2 hélices. A sua velocidade de cruzeiro estabilizava-se nos 17 nós. Este paquete foi concebido para transportar 267 passageiros em camarotes de classe única, distribuídos por 4 cobertas. Estes viajavam em condições de grande conforto, gozando de serviços estudados para atenuar os inconvenientes da longuíssima viagem até aos antípodas : piscina, ginásio, áreas de jogos, restaurantes, bares, biblioteca, etc. O «Ruahine» -que foi o terceiro e último paquete a ser construído, no pós-guerra, para a companhia New Zealand Shipping- teve uma carreira praticamente sem história, para grande satisfação de todos aqueles que utilizaram os seus serviços. Mas, tal como a grande maioria dos seus congéneres, o «Ruahine» foi destronado na década de 60 do século passado pela aviação comercial. Este navio fez a sua derradeira viagem interoceânica em meados de 1968, quando já navegava com as cores da Federal Steam Navigation, à qual fora vendido dois anos antes. Reconvertido em unidade de cruzeiros, foi cedido (ainda nesse ano de 1968) à Export Lines, de Nassau, que lhe atribuíu o seu derradeiro nome : «Oriental Rio». Ainda foi adquirido pela Orient Overseas Line, antes de ser declarado obsoleto e ir parar a Taiwan, onde foi desmantelado -em 1973- pela empresa especializada Nan Feng Steel Enterprise, num estaleiro de Kaohssiung.

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