sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
«HIMALAYA»
Encomendado aos estaleiros CJ Mare & Cº, de Leamouth (Londres) pela Peninsular and Oriental Steam Navigation Company, como navio mercante de transporte de passageiros e carga, o «Himalaya» foi lançado à água no dia 24 de Maio de 1853. Mas, devido à guerra da Crimeia, que rebentou no ano seguinte e na qual o império britânico se envolveu, este navio foi adquirido pela 'Royal Navy' pela soma de 130 000 libras, que representava o valor pago aos construtores pelo seu comanditário. E passou, desde logo, a transportar tropas para aquele teatro de guerra. O HMS «Himalaya» era um navio de propulsão mista (velas/vapor) com 3 mastros (aparelhados em galera) e 1 máquina a vapor que accionava duas rodas laterais de pás. O seu aparelho propulsivo (velas/vapor) proporcionava a este navio com 4 690 toneladas de deslocamento (e com 100 metros de comprimento por 14 metros de boca) uma velocidade de 16,5 nós. O navio civil fora concebido para poder transportar 200 passageiros e para ser operado por uma tripulação de 213 membros, mas a versão militar (menos preocupada com o conforto) multiplicou substancialmente o número de pessoas acolhidas a bordo. Terminada a guerra da Crimeia e com o evoluir das técnicas, o «Himalaya» foi submetido (por várias vezes) a grandes trabalhos, dos quais resultaram a supressão das rodas e a sua substituição por hélices. Com o correr do tempo, também parte do seu aparelho eólico foi desaparecendo e substituído por máquinas mais poderosas. A verdade é que este navio serviu cerca de 40 anos na marinha de guerra britânica como transporte de tropas; quando, os peritos da armada de Sua Majestade lhe haviam augurado, aquando da sua aquisição, uma carreira breve. O «Himalaya» esteve na China, envolvido na Segunda Guerra do Ópio, transportou tropas para a Índia, para a África do Sul e para o Canadá. Foi retirado do serviço activo da 'Navy' em 1894 e transformado em barcaça de transporte de carvão com o designativo de «C60». Em 1920, o ex-«Himalaya» foi vendido a um particular, que passou a utilizá-lo como embarcação de serviços em Portland Harbour. Foi ali que, no dia 12 de Junho de 1940, o antigo e descaracterizado transporte de tropas foi afundado pelos 'Stukas' da aviação hitleriana. Curiosidade : a fotografia anexada mostra o navio em apreço já amputado da rodas laterais, que inicialmente o equipavam. A chaminé de origem também era mais alta e o mastro de ré está (na imagem) aparelhado em barca.
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