domingo, 17 de fevereiro de 2013

«CHALLENGER»

Este 'clipper' de bandeira britânica foi construído, em 1852, pelos estaleiros da empresa Richard & Henry Green, de Blackwall. O seu comanditário foi o londrino Hugh Hamilton Lindsay. Empenhada no comércio com o Oriente, especialmente com a China, esta firma armadora quis -com a construcção deste navio- retirar algum protagonismo aos seus rivais norte-americanos, que, ao tempo, dispunham de alguma vantagem sobre os armadores europeus, graças aos seus navios mais rápidos. O «Challenger» foi, pois, concebido especialmente para participar nas famosas 'coridas do chá', que geravam lucros importantes àqueles que podiam alinhar os 'clippers' mais velozes. Este veleiro de três mastros com casco em madeira apresentava uma arqueação bruta de 700 toneladas e media 53 metros de comprimento por 9,80 metros de boca. O seu calado era de 6,10 metros. O «Challenger» fez a sua primeira viagem à China logo em 1852, carregando sacos de chá em Xangai com destino à capital do império britânico. Por alturas de Anjer, encontrou-se com um famoso congénere ianque de nome «Challenge» (um quase honónimo) que seguia para a Europa com chá embarcado em Cantão e com o qual ele encetou uma desenfreada corrida. O «Challenger» ganhou essa prova, chegando a Londres dois dias antes do seu rival. Em 1868, este navio britânico mudou duas vezes de proprietário no curto espaço de quatro dias; mas conservou o seu nome original e a bandeita rubra da marinha mercante do Reino Unido. Em 1871 mudou novamente de mãos e passou a operar, com mais assiduidade, na rota da Austrália. Perdeu-se por encalhe, em data e condições não apuradas, num ponto da costa inglesa, situado a sudoeste de Plymouth. A imagem anexada não representa o «Challenger», mas um navio seu contemporâneo e da mesma categoria.

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