terça-feira, 9 de maio de 2017

«MARKGRAF»


Couraçado germânico da classe 'König', que -na 'Kaiserliche Marine'- compreendeu 3 outras unidades, a saber : o «König», o «Grosser Kurfurst» e o «Kronprinz». O «Markgraf», que foi construído, em 1913, no arsenal AG Weser, de Bremen, foi comissionado no dia 1º de Outubro do ano seguinte e esteve activo até finais da Grande Guerra. Como tantos outros navios das armadas imperiais, o «Markgraf» foi intimado -depois da vitória dos Aliados- a entregar-se à 'Royal Navy'. E -em Scapa Flow- sofreu o mesmo inglório fim dos seus congéneres, ao ser voluntariamente afundado pela sua própria guarnição. Durante o primeiro conflito generalizado, o couraçado em apreço participou na mortífera batalha de Jutlândia, onde sofreu avarias de monta, causadas por cinco certeiros tiros do inimigo, que lhe mataram onze homens a bordo, para além de terem causado muitos outros feridos. Este navio também travou combates no Báltico contra as forças navais da Rússia e onde foi danificado por uma mina. Desaire que obrigou o «Markgraf» a recolher aos estaleiros de Wilhelmshavem para proceder a reparações. O afundamento deste couraçado ocorreu no dia 27 de Junho de 1919, por ordem expressa do almirante Ludwig von Reuter. A sua carcaça repousa -há quase 100 anos- a 40 metros de profundidade. Onde, com os restos de outros navios alemães, é alvo da curiosidade de muitos mergulhadores desportivos. Este navio fortemente blindado teve uma tripulação de 1 136 homens e esteve armado com 10 canhões de 305 mm, 14 de 150 mm, várias outras armas AA e com 5 tubos lança-torpedos. O seu sistema propulsivo reunia 3 turbinas e 15 caldeiras queimando carvão e, para 3 delas, fuel. A sua maquinaria desenvolvia 43 300 cv de potência, força que lhe garantia a velocidade máxima de 21 nós. Deslocava 25 800 toneladas e media 146 metros de comprimento por 28 metros de boca.

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