sábado, 6 de maio de 2017

«EVANGELINE»



O «Evangeline» foi um paquete costeiro da Companhia Eastern Steamship Lines, que teve vida activa entre 1927 -ano em que foi lançado à água pelos estaleiros da firma William Cramp & Sons, de Filadélfia- e 13 de Novembro de 1965, data em que se afundou 60 milhas ao largo de Nassau (Baamas), em consequência de um incêndio que se declarou a bordo. Na altura da sua perda, que causou inúmeras vítimas mortais, este navio de origem norte-americana navegava com o efémero nome de «Yarmouth Castle» e hasteava bandeira panamiana. O «Evangeline» apresentava uma arqueação bruta de 5 002 toneladas e media 115 metros de comprimento por 17 metros de boca. No início da sua vida activa, este navio reunia condições para transportar (em cabine) cerca de 400 passageiros, apoiados por 176 membros de equipagem. Usou simultaneamente a bandeira dos Estados Unidos e a flâmula do seu primeiro armador (já acima referido) durante dois períodos distintos : de 1928 até 1942, tempo em que executou carreiras regulares entre Nova Iorque e a Nova Escócia, com interrupções durante o inverno, altura em que era utilizado em excursões para a Florida e para as Caraíbas. E entre 1947 e 1954, anos em que voltou às suas tarefas habituais. Mas, em 1942, o navio fora requisitado pelo governo de Washington, que -por causa da guerra na qual se comprometera contra as potências do Eixo- o usou, sucessivamente, como transporte de tropas e como navio-hospital. O «Evangeline» foi desmobilizado depois da vitória dos Aliados e entregue ao seu legítimo proprietário. Em 1954 foi transferido para a armadora Volusia Steamship Cº. com sede em Monróvia, na Libéria, guardando pavilhão desse país até 1964. E mantendo a sua actividade ligada ao turismo na área Miami-Caraíbas. Em 1965, já com a venerável idade de 38 anos e em mau estado de conservação, o «Evangeline» passou sob o controlo da Chadade Steamship Cº, com escritórios em Panamá City. Passou, desde logo a chamar-se «Yarmouth Castle» e a usar a bandeira do país do canal. O fogo que o haveria de destruir, começou num dos camarotes de passageiros e propagou-se rapidamente a todo o navio. Não foi possível salvar as vidas de 90 passageiros e membros da tripulação (entre 552 pessoas que viajavam a bordo), que haviam, na véspera, partido de Miami para gozar do sol das Caraíbas. A catástrofe do «Evangeline»/«Yarmouth Castle» provocou a realização de uma nova Convenção Internacional para a Segurança da Vida no Mar, que, em 1974, foi assinada por 158 nações e substituiu a que fora promulgada após o desastre do «Titanic» em 1912.

1 comentário:

  1. bom dia.
    Estou procurando uma foto ou dados históricos do navio/vapor Solferino que transportou imigrantes italianos ao Brasil. Pode me ajudar?

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