sexta-feira, 5 de maio de 2017

«EMPRESS OF RUSSIA»


Paquele  construído em Govam, Escócia, pelo estaleiro Fairfield Shipbuildind & Engineering Company, que o lançou à água no dia 28 de Agosto de 1912. No ano seguinte integrou a frota do armador Canadian Pacific Railways, que o colocou na linha do Extremo Oriente, que tinha Vancouver como porto de partida e Hong Kong como término. O navio escalava Xangai, Nagasáqui, Kobé e Yokohama. Com 16 810 toneladas de arqueação bruta, o 'Empress of Russia» media 173,70 metros de comprimento por 20,70 metros de boca. Estava equipado com máquinas a vapor e com 2 pares de hélices quádruplas, que lhe proporcionavam uma velocidade de cruzeiro de 19 nós. Podia receber cerca de 1 200 passageiros, 284 dos quais em 1ª classe e 100 outros em 2ª.  Navio rápido, bateu um record de velocidade na linha acima referida, ao fazer o percurso Hong Kong-Vancouver em um pouco mais de 9 dias. Com a eclosão da Grande Guerra, este navio foi requisitado pelas autoridades navais britânicas, que passaram a utilizá-lo como cruzador auxiliar e como navio de transporte de tropas. O «Empress of Russia» teve papel relevante nesse conflito mundializado, pois a sua acção estendeu-se de águas australianas ao oceano Índico e das costas orientais do Canadá até ao litoral europeu. Terminada a guerra, o navio em apreço foi, de novo, mobilizado para cumprir a missão de repatriar soldados das Américas para os respectivos países e para devolver à China alguns milhares de trabalhadores originários desse país, que haviam participado, na Europa e enquanto trabalhadores, no esforço de guerra dos Aliados. Foi também este navio da Canadian Pacific Railway que recebeu a incumbência de evacuar a força expedicionária canadiana que, no início da revolução russa, se bateu na Sibéria contra os bolcheviques. Devolvido à vida civil, este navio voltou à linha Vancouver-Hong Kong, onde se manteve até vésperas da 2ª Guerra Mundial. Durante esse tempo, transportou alguns passageiros de marca, tais como os políticos Manuel Quezon (das Filipinas), Sun Yat-sen e Chiang Kai-shek (da China nacionalista) e o famoso actor e humorista norte-americano Will Rogers, uma das grandes 'stars' de Hollywood. O «Empress of Russia» voltou aos teatros de guerra no início dos anos 40 do século XX e participou em várias e importantes acções militares, de entre as quais se destaca a Operação Overlord, que desencadeou o desembarque na Normandia, em Junho de 1944. O navio canadiano sofria trabalhos de modernização num estaleiro de Barrow, quando -a 8 de Setembro de 1945- foi devastado por um incêndio acidental. Que provocou tais danos, que não foi possível recuperar o venerável paquete: que também foi -no decorrer das duas guerras generalizadas- cruzador auxiliar e navio tropeiro.

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