sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

«BUCKEYE STATE»

O «Buckeye State» -um vapor de rodas laterais- foi construído em 1849 no estaleiro de Shousetown (arrabaldes de Pittsburgh, Pensilvânia) para a companhia de transportes Pittsburgh & Cincinnati Packet Line, que operava no rio Ohio. Este característico 'steamer' fluvial norte-americano de meados do século XIX gozava da merecida fama de ser uma embarcação rápida e fez jus à sua reputação ao estabelecer, em inícios de Maio de 1850, um recorde de velocidade (para embarcações da sua categoria) entre Cincinnati e Pttsburgh, que prevaleceu durante um século. Nessa histórica viagem, o «Buckeye State» (comandado pelo capitão Sam Dean) percorreu a distância entre as duas cidades em 43 horas, apesar das 24 paragens que fez para carregar o combustível (lenha e carvão) necessário à sua marcha. Em 1851 o «Buckeye State» cometeu outra proeza ao vencer uma corrida contra um seu reputado rival, o «Messenger 2». A dita competição fora organizada pelo famoso empresário circense P. T. Barnum, que, dessa forma original, quis promover a 'tournée' americana da cantora de ópera Jenny Lind, uma artista sueca de renome internacional. Apesar de ter apostado no rival do barco aqui em apreço, a bordo do qual viajou com Jenny, Barnum teve de reconhecer a superioridade do «Buckeye State». Este vapor prestou serviço de passageiros e carga diversa até 1857, ano em que foi vendido para a sucata e desmantelado. A sua vida activa não foi das mais tranquilas, visto no seu histolial se contarem vários encalhes e colisões, nomeadamente a ocorrida em 3 de Outubro de 1853 com a escuna «Oneida»; que na sequência desse involuntário embate fez naufrágio e perdeu 3 dos seus tripulantes. Infelizmente, a informação sobre esta unidade fluvial é escassa e, por essa razão, não nos foi possível obter dados sobre as suas principais características físicas : comprimento, boca, calado, etc.

Sem comentários:

Publicar um comentário