segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

«VILLE D'ORAN»

Irmão gémeo do paquete «Ville d'Alger», este navio foi realizado pela Société Provençale de Constructions Navales, de La Ciotat; que deu a sua construção por terminada em 1936. Destinado às ligações de Marselha com os portos das colónias do norte de África, o «Ville d'Oran» cumpriu essa sua missão com resultados satisfatórios para os utentes dessa frequentada linha. Com a eclosão da guerra contra o Eixo, o navio foi requisitado pela armada francesa, denominado «X5» e transformado em cruzador auxiliar.  Foi na sequência dessa transformação que a sua ilhueta foi alterada, já qu lhe foi retirada uma das suas duas chaminés. Em Abril de 1940, o antigo paquete participou na expedição militar à Noruega, durante a qual foi atingido por uma bomba largada de uma aeronave alemã, que lhe causou alguns danos materiais. Ainda nesse ano, em Junho, o ex-«Ville d'Oran» foi incumbido de transferir o 'stock' de ouro do Banco de França para Casablanca e dali para Dacar.  Cidade capital do Senegal, onde o navio foi desarmado. De regresso a Marselha no ano seguinte, este navio retomou (com o seu nome inicial) as suas carreiras no Mediterrâneo. Encontrava-se em Argel, quando, em Setembro de 1941, foi novamente desactivado. Situação transitória, visto ter sido, em finais de 1942, novamente requisitado pelos Aliados, em vista da sua utilização (como transporte de tropas) no desembarque na Sicília. Findo o conflito, o «Ville d'Oran» foi submetido a trabalhos de modernização e regressou -em 1949- à sua actividade inicial. Em 1954, o navio (então propriedade do estado) foi colocado sob a gerência da Compagnie Générale Transatlantique. Em Junho de 1965, já depois da independência da Argélia e de uma quebra significativa do tráfego transmediterrânico, o navio em apreço foi vendido ao armador grego Typaldos; que lhe deu, sucessivamente, os nomes de «Mount Olympos» e «Olympos» e que encarou a hipótese de o colocar numa linha que unisse Marselha a Haifa (Israel). Parece que esse plano nunca chegou a concretizar-se, devido à falência do seu novo proprietário. Desqualificado, o veterano paquete francês acabou por ser desmantelado em Trieste (Itália) no ano de 1970. O «Ville d'Oran», que podia transportar 1 100 passageiros em 1ª classe e em 'turística', apresentava uma arqueação bruta de 10 172 toneladas e media 136,50 metros de comprimento por 19,20 metros de boca. Navegava com dois grupos de turbinas Parsons (que desenvolviam uma potência de 18 000 cv), que lhe autorizavam uma velocidade de cruzeiro de 21,5 nós.

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