segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
«LEPANTO»
Contratorpedeiro da classe 'Fletcher' adquirido pela armada espanhola, nos E.U.A., em 1957. Era o antigo USS «Capps», construído (no estaleiro da firma Gulf Shipbuilding Corporation, de Chickasaw, Alabama) em 1942. Um navio que teve participação activa nos combates da 2ª Guerra Mundial, tanto nas águas do Atlântico como nas do oceano Pacífico. Integrado na marinha de guerra espanhola (assim como mais quatro outros navios norte-americanos da mesma classe : os «Almirante Ferrándiz», «Almirante Valdéz», Alcalá Galiano» e «Jorge Juan»), este navio constituiu uma etapa tecnológica importante na organização da armada do país vizinho. O «Lepanto» (assim chamado em honra da famosa batalha naval de 1571) deslocava 2 050 toneladas e media 114,76 metros de comprimento por 12,90 metros de boca. Os seus equipamentos e armas foram-se modernizando ao longo dos 28 anos em que se manteve sob pavilhão 'sangre y oro'. O seu sistema propulsor desenvolvia uma potência de 60 000 cv, que lhe permitiam atingir pontas de velocidade da ordem dos 35 nós e dispor de uma autonomia de 6 500 milhas náuticas com andamento limitado a 15 nós. Do seu armamento mais recente sobressaíam 4 canhões de 127 mm, 6 outros de 76,2 mm, 5 tubos lança-torpedos de 533 mm e calhas de arremesso de cargas de profundidade. A sua guarnição normal era composta por 273 homens, oficiais incluídos. Esteve integrado na 21ª Esquadrilha de 'destroyers', com base em Cartagena e no seu historial registam-se, em 1977, um encalhe acidental na costa de Almeria (do qual pôde ser resgatado) e a participação em vários exercícios e manobras com navios nacionais e dos Estados Unidos. Em 1978, participou no resgate do pesqueiro «Génesis», que foi metralhado, ao largo da costa do Sará Ocidental por presumíveis simpatizantes da independência desse território. Em 1980, o «Lepanto» (D21) foi transferido para a Zona Marítima do mar Cantábrico, onde assegurou patrulhas. Três anos mais tarde, a 12 de Dezembro de 1983, quando se encontrava fundeado no porto do Ferrol, o navio foi palco de um incêndio que só pôde ser extinto passadas cinco longas horas de esforços da sua tripulação. Desactivado em Dezembro de 1985, o «Lepanto» foi enviado para a sucata e desmantelado. Curiosidade : os navios da sua classe (denominada 'Lepanto' em Espanha) eram conhecidos nos meios navais espanhóis como «Os 5 Latinos». Todas estas unidades -que durante os anos 50 e 60 do século XX constituíram a espinha dorsal da armada de 'nuestros vecinos'- foram substituídas por corvetas da classe 'Descubierta'.
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