segunda-feira, 16 de setembro de 2013
«YELLOWSTONE»
Vapor de rodas, que navegou -na primeira metade do século XIX- nos rios Mississippi-Missouri e afluentes, mas também no Brazzos e nas águas costeiras do golfo do México. Foi construído num estaleiro de Louisville (Kentucky) no ano de 1831 para a American Fur Company. Deslocava 144 toneladas e media (segundo as fontes mais credíveis) 37 metros de comprimento por 5,80 metros de boca. O seu calado era de, apenas, 1,70 metro. A sua capacidade de carga ascendia às 75 toneladas de frete diversificado e 72 passageiros. A sua tripulação compreendia (normalmente) 22 homens. A propulsão do «Yellowstone» era assegurada por 2 máquinas a vapor (que substituíram, a partir de 1835, o engenho inicial) acopladas a 2 eixos que, por sua vez, movimentavam duas rodas laterais com 5,5 metros de diâmetro. Na sua viagem inaugural, o «Yellowstone» subiu o Missouri até alcançar Fort Tecumseh, no Dacota do Sul, onde chegou a 19 de Junho de 1831. E onde causou natural espanto, pelo facto de ter sido a primeira embarcação do seu tipo a visitar essas recônditas paragens. Este vapor de rodas empreendeu, de seguida, uma viagem até Sant Louis, que atingiu a 15 de Julho com um precioso carregamento de peles. No ano de 1832, o «Yellowstone» logrou atingir a foz do rio que lhe deu o nome, sendo essa viagem narrada pelo pintor George Catlin, que viajou a bordo e que aí executou várias pinturas das regiões atravessadas. Duas outras celebridades que viajaram neste vapor foram o naturalista alemão príncipe Alexander Philipp Maximiliam zu Wied-Neuwied (que citou o «Yellowstone» num dos seus trabalhos de cariz científico) e o pintor suíço Karl Bodmer, que pintou este vapor e, assim, contribuiu para lhe dar fama. Outro episódio relevante da história desta embarcação ocorreu em meados do ano de 1833, quando a sua tripulação contraiu a cólera e que o navio esteve em risco de ser incendiado pelas populações ribeirinhas do Mississippi. A sua actividade até 1835 foi puramente mercantil, tendo o «Yellowstone» navegado (segundo as estações do ano) entre os territórios do Faroeste e as terras do algodão, matéria-prima que ele ajudou a transportar dos campos de produção até às manufacturas. É também conhecido o papel desempenhado por este vapor de rodas na guerra que os separatistas texanos moveram contra o México, visto -em 1836- ele ter transportado, no rio Brazos, as tropas de Sam Houston que perseguiram o exército do general-presidente Santa Anna. Foi, igualmente, o «Yellowstone» que transportou solenemente o corpo de Stephem F. Austin -herói da fundação da República do Texas- até à sua última morada. O fim deste histórico 'steamboat' (que teve vários proprietário) está envolvido em mistério. Há uma tese que o dá como afundado, em 1837, em Buffalo Bayou (um rio do Texas) e outras que dizem que, nesse ano, o «Yellowstone» ainda foi visto a navegar no rio Ohio. Mas nenhuma delas é dada como autêntica.
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