sexta-feira, 20 de setembro de 2013
«VANDERBILT»
Paquete de propulsão mista (vapor/vela), construído -em 1857- pelos estaleiros navais de Jeremiah Simonson, de Greenpoint (Nova Iorque), por encomenda da companhia North Atlantic Mail Steamship Line. O «Vanderbilt», que tinha casco de aço, deslocava 3 360 toneladas e media 101 metros de longitude por 14,48 de boca. O seu calado máximo atingia a cota e 5,80 metros. Navegava graças a um sistema constituído por 1 máquina a vapor acoplada a 2 rodas laterais de paletas, que lhe conferiam uma velocidade de 14 nós. Os fumos eram evacuados por duas chaminés implantadas a meia-nau, entre os seus 2 mastros, que içavam pano redondo e latino. Popularmente conhecido pelo nome de 'iate de Vanderbilt' (por ser propriedade de um membro dessa riquíssima família norte-americana), este navio foi requisitado em 1862 -depois de ter feito várias travessias transatlânticas, com passageiros, correio e frete- pela marinha de guerra federal, que o armou (com uma bateria de artilharia pesada) e lhe confiou várias missões de guerra contra objectivos dos Confederados. Foi assim, que o agora designado USS «Vanderbilt» se viu implicado na perseguição ao CSS «Alabama», o mais façanhoso corsário da armada rebelde. Missão que levou o navio nortista a operar ao largo das costas portuguesas e em águas do Atlântico sul, nomeadamente de Cabo Verde. Desse raide resultou a captura de vários navios fura-bloqueios, entre o qual se contou o «Peterhoff», uma embarcação britânica que, após um período de tensão anglo-americana, o governo do presidente Lincoln devolveu às suas origens. No final da Guerra Civil, este cruzador auxiliar ianque também esteve implicado no bloqueio de Wilmington, no desembarque de unidades de fuzileiros em Cape Fear (Carolina do Norte) e em missões de transporte de tropas para zonas de combate no golfo do México. A sua derradeira missão importante ao serviço da marinha federal, consistiu num cruzeiro efectuado à volta do continente americano -com óbvia passagem pelo cabo Horn- que mobilizou 14 navios; que foram reforçar o dispositivo militar dos vencedores da guerra de Secessão mo Pacífico. Esse cruzeiro zarpou de Hampton Roads (Virgínia) a 2 de Novembro de 1895 e atingiu San Francisco (Califórnia) no dia 21 de Junho de 1866, depois de fazer escala nos principais portos do percurso. Em 13 de Outubro desse mesmo ano, ainda cumpriu uma tarefa diplomática, que foi a de conduzir a rainha Emma do Havaí, da Cidade da Porta Dourada até Honolulu. Depois de ter sido desmobilizado e de ter passado alguns anos de imobilidade num ancoradouro californiano, o «Vanderbilt» foi vendido, em 1873, à empresa Howe & Company, de San Francisco, que o despojou do seu sistema de propulsão a vapor e transformou o navio num 'clipper'; que recebeu o nome de «Three Brothers» e passou a operar, como transporte de cereais, no trajecto San Francisco-Havre-Liverpool-Nova Iorque. Este navio teve vários armadores até 1899, ano em que, já sendo um humilde navio carvoeiro, foi vendido a um sucateiro de Gibraltar; que mandou proceder ao seu desmantelamento.
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