quarta-feira, 11 de setembro de 2013

«REAL FERNANDO»

Esta embarcação a vapor -a primeira realizada em Espanha a usar esse tipo de propulsão- apresenta a singularidade de ter sido melhor conhecida pelo apodo de «El Betis», do que pelo seu nome oficial. Construído, em 1817, nos estaleiros de Triana (Sevilha), o «Real Fernando era um vapor de rodas laterais com 21,43 metros de comprimento, capaz de transportar 65 passageiros (capacidade máxima) entre a capital andaluza (onde estava registado) e a cidadezinha de San Lucar de Barrameda, situada na foz do rio Guadalquivir. Essa viagem, já antes executada por barcos à vela, foi encurtada de 15 para 9 horas com a chegada do «Real Fernando»; que era propriedade da casa armadora Real Compañia de Navegación del Guadalquivir. Este vapor, que tinha uma equipagem de 13 homens, podia atingir pontas de 7 nós, o que era excepcional para o tempo. A sua viagem inaugural (realizada após o «Fernandino», outro dos seus cognomes, se ter submetido, durante uma semana, a rigorosas provas de navegação) ocorreu no dia 8 de Julho e 1817 e o acontecimento deu origem a memoráveis festejos populares. Não conhecemos pormenorizadamente as características técnicas do «Real Fernando», sabemos, no entanto, que estava equipado com 1 máquina a vapor Boulton & Watt fabricada na Inglaterra, desenvolvendo uma potência de 20 cv nominais. Um dos episódios mais ilustres da sua carreia aconteceu em Julho de 1 843, quando tomou lugar a bordo deste vapor o general Baldomero Espartero -militar e político desterrado para o Reino Unido- para uma curta viagem até Gibraltar. Infelizmente, não nos foi possível apurar em que ano o «Real Fernando», aliás «El Betis», aliás «El Fernandino» foi retirado do serviço activo. Curiosidade : existe uma maqueta, bastante detalhada, desta embarcação no Museu Naval da Torre do Ouro, na cidade e Sevilha.

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