segunda-feira, 17 de outubro de 2011

«IRON DUKE»


Couraçado da armada britânica, construído em 1912 pelos estaleiros Portsmouth Dockyard ( Inglaterra). Deslocava 25 000 toneladas (29 500 em plena carga) e media 180 metros de comprimento por 27 metros de boca. Estava fortemente blindado. As suas turbinas a vapor desenvolviam uma potência global de 38 000 cv, que permitiam ao «Iron Duke» navegar a uma velocidade máxima que ultrapassava os 21 nós. Estava armado com 10 canhões de 343 mm, 12 de 152 mm, 5 de 76 mm e com 4 tubos lança-torpedos de 530 mm. A sua guarnição ultrapassava os 1 000 homens. Entrou oficialmente ao serviço da marinha real no mês de Março de 1914, quando se estava a escassos meses da eclosão da Grande Guerra. Juntou-se inicialmente à ‘Home Fleet’, da qual foi navio-almirante; e, na mesma qualidade, passou, em vésperas do rebentamento do conflito, para a recém-criada ‘Grand Fleet’ sob as ordens de ‘sir’John Jellicoe. Participou em vários confrontos com a armada alemã, nomeadamente na terrível batalha da Jutlândia. Depois da vitória dos Aliados contra os chamados Impérios Centrais, o couraçado «Iron Duke» foi transferido para o mar Mediterrâneo, onde permaneceu até 1929 hasteando a flâmula do almirante John de Robeck. Após o Tratado Naval de Londres de 1931, este navio foi parcialmente desarmado e passou a servir como plataforma de treino de artilharia. Mas, em 1939, com as ameaças de guerra que pairavam sobre a Europa, o navio foi rearmado e dirigido para a base da ‘Navy’ de Scapa Flow, onde -ainda nesse mesmo ano de 1939- foi alvejado por bombardeiros da aviação hitleriana que lhe causaram danos importantes e o colocaram fora de combate. Após as hostilidades, o obsoleto navio foi vendido para a sucata (1946) e desmantelado (1948) por um estaleiro da cidade de Glásgua. O sino de bordo foi preservado e oferecido à catedral de Winchester. Curiosidade : o nome deste poderoso vaso de guerra lembra a alcunha dada ao marechal Arthur Wellesley, 1º duque de Wellington.

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