domingo, 16 de outubro de 2011
«CROMDALE»
‘Clipper’ de três mastros e com casco de aço, construído em 1891 pelo estaleiro da firma Barclay, Curle & Cº, de Glásgua, para os armadores Donald Rose & Son; que registaram o navio no porto escocês de Aberdeen. Este veleiro foi concebido para o comércio com a longínqua Austrália e especialmente preparado para a importação de lã. Apresentava 1 903 toneladas de arqueação bruta e media 82,60 metros de comprimento por 12,20 metros de boca. O seu primeiro capitão foi E. H. Andrews, que deixou o relato escrito e ilustrado da primeira e tormentosa passagem do navio pelo cabo Horn. O recorde de velocidade deste veleiro foi estabelecido em 1894, quando logrou cobrir a distância entre as cidades portuárias de Sydney e de Londres em, apenas, 80 dias de navegação. O «Cromdale» teve vida curta (cerca de 12 anos), visto ter-se perdido, por encalhe devido a neblina espessa, no dia 25 de Maio de 1913. A funesta ocorrência teve lugar na costa inglesa das Cornualhas, junto a Lizard Point. Desta vez, o veleiro chegava de Taltal, no Chile, com um carregamento de nitrato, que deveria desembarcar em Fowey. Curiosamente, o fim progressivo do navio (que não provocou vítimas) foi amplamente fotografado, existindo uma série de excelentes ‘retratos’ do «Cromdale» agonizando com parte do seu velame desfraldado.
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