quinta-feira, 13 de outubro de 2011
«CURAÇAO»
Foi o primeiro navio a vapor (o «Curaçao» era, na realidade, de propulsão mista) a atravessar o oceano Atlântico, no sentido Europa-América do sul. Este navio, com casco de madeira e rodas laterais, foi lançado à água em Setembro de 1825 pelo estaleiro naval J. H. & J. Duke, de Dover. Chamou-se inicialmente «Calpe» e assegurou viagens -enquanto navegou com as cores da American and Colonial Steam Navigation Cº, sedeada em Londres- entre a Grã-Bretanha e a América do norte e as chamadas Índias ocidentais. O navio foi vendido em Outubro de1826 aos Países Baixos, que o integraram na sua marinha de guerra. Pouco depois, em 1827, já com o estatuto de unidade civil, o «Curaçao» atravessou pela primeira vez o Atlântico sul, no decorrer de uma viagem que se iniciou em Hellevoestsluis (perto de Amesterdão) e que teve o seu término em Paramaribo, porto da então Guiana holandesa. Nesse percurso de 4 000 milhas náuticas e que durou 28 dias, o «Curaçao» levou a bordo 57 pessoas (entre tripulantes e passageiros) e só parcialmente utilizou a energia a vapor, pelo facto de ter sofrido avarias graves nesse seu sistema de propulsão. O navio efectuou, em dois períodos distintos, várias viagens à América do sul. Foi retirado do serviço em 1840 e posteriormente desmantelado. O comprimento (entre perpendiculares) do «Curaçao» era de 38,80 metros e a boca media 8,20 metros. A sua arqueação bruta era de 438 toneladas. As suas máquinas a vapor desenvolviam uma potência global de 100 cv e os seus 3 mastros envergavam outros tantos panos áuricos de grandes dimensões. No curto período em que esteve incorporado na armada batava, o «Curaçao» embarcou 7 peças de artilharia e dispôs de uma equipagem constituída por 42 homens.
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