sexta-feira, 14 de outubro de 2011
«FÉLIX FAURE»
Construído num estaleiro de Nantes, o «Félix Faure» entrou ao serviço da Compagnie Rouennaise de Navigation em 1898. Facto que constituiu um verdadeiro acontecimento, visto esta embarcação ter sido o primeiro vapor a hélice de transporte de passageiros a navegar no rio Sena. A carreira do «Félix Faure» não começou de maneira auspiciosa, já que, antes de comemorar um ano de serviço, chocou, em Rouen, com um pilar da ponte Boieldieu, acidente no qual perdeu o seu mastro, que caiu aparatosamente sobre os passageiros; sem, todavia, os ferir. Este navio foi a primeira unidade a assegurar um serviço regular de passageiros entre a França continental e a ilha de Jersey, numa época em que o turismo começava a despontar. Em Julho de 1900, o «Félix Faure» foi o navio escolhido pelas autoridades francesas para receber as entidades estrangeiras e outros convidados de marca da presidência da República para assistirem à grande parada naval de Cherburgo. A uma certa época, durante o período estival (entre 1 de Junho e 30 de Setembro), este navio assegurava diariamente o transporte de passageiros entre os portos de Rouen e do Havre. Até que, no dia 12 de Julho de 1901, nas proximidades de Mesnil-sous-Jumièges, foi abalroado pelo vapor inglês «Dynamo» e afundado. Repousando a 7 metros de profundidade, o «Félix Faure» foi dado como perdido. Mas, após 43 dias debaixo de água, o navio pôde ser emergido, reparado e devolvido à sua actividade normal. Reconhecemos ignorar a data definitiva em que o «Faure» foi retirado do serviço e desmantelado. Sabemos, no entanto, que ainda navegava em finais da década de 20 do século passado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário