sexta-feira, 26 de abril de 2013

«S1000»

//////////////// O «S1000» é o protótipo (virtual) de um submarino de propulsão clássica (diesel-eléctrica) colocado no mercado de armas pelo consórcio russo-italiano Rubin/Fincantieri. Segundo informações publicadas na imprensa especializada, Rubin encarregou-se da concepção geral do submersível e a conhecida firma transalpina vai proceder à construção do dito. O «S1000» é ('crise oblige') destinado às armadas de países com poucas disponibilidades financeiras, particularmente das regiões Ásia/América latina. Com um deslocamento de 1 170 toneladas (em imersão), o «S1000» medirá 56,20 metros de longitude por 5,50 metros de boca. Os seus propulsores deverão desenvolver uma potência global de 3,93 MW; força que lhe permitirá atingir a velocidade máxima de 14 nós em imersão. O «S1000»poderá mergulhar a profundidades operacionais ligeiramente superiores a 250 metros e terá uma autonomia de 3 000 milhas náuticas com andamento limitado a 4 nós. Previsto para acolher uma guarnição de 16 oficiais e marinheiros, esta máquina poderá, no entanto, receber mais 6 elementos treinados para o cumprimento de operações especiais. Do armamento deste submersível devem constar 6 tubos capazes de disparar torpedos 'Black Shark' (de origem franco-italiana) ou mísseis de cruzeiro 'Novator', ou, ainda, mísseis anti-navio e/ou engenhos balísticos mar-terra. Dotado da mais moderna aparelhagem de ajuda à navegação, mas não só, este navio é -do ponto de vista concepcional e segundo se diz- próximo dos submarinos russos da classe 'Amur-950', que já despertaram o interesse das marinhas de guerra da República Popular da China e da Indonésia. Os trunfos do «S1000», no mercado internacional de armas, são a sua agilidade, a sua simplicidade de utilização e o seu preço moderado.

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